22°
Máx
16°
Min

Programa “Música dos Hospitais vem pela 1ª vez a Londrina

(foto: Divulgação) - Programa “Música dos Hospitais” vem pela 1ª vez a Londrina
(foto: Divulgação)

Conduzida pelo regente Evgueni Ratchev, a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina participará do programa ‘Música nos Hospitais’, no dia 13 de abril, a partir do meio-dia, no Hospital Universitário de Londrina.

O conjunto de solistas desenvolve um trabalho com música erudita de câmara interativo, o qual se baseia no deslocamento para variados espaços de apresentação e formação de plateias com diferentes públicos.

O repertório, idealizado para auxiliar como uma ferramenta terapêutica e de entretenimento, é composto por obras clássicas de compositores brasileiros e internacionais, entre eles Ary Barroso, Chico Buarque, Heitor Villa-Lobos e Johann Sebastian Bach, entre outros.

A apresentação faz parte do programa Música nos Hospitais, que contribui para tornar o ambiente hospitalar mais alegre e acolhedor. Na temporada 2015/2016, a iniciativa tem se pautado pela temática “Saúde Mental: a Influência da Música no Equilíbrio das Emoções”. A iniciativa sociocultural da Associação Paulista de Medicina é patrocinada pela Sanofi por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura.

A programação, que é itinerante e gratuita, percorrerá diversas unidades de atendimento da rede pública dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, levando os benefícios da música aos pacientes, funcionários e frequentadores. Após o término de cada apresentação no salão principal, os músicos se dividem em três ou quatro grupos e se deslocam para corredores para levar alegria, por meio da música, aos pacientes internados.

Desde 2004, mais de 50 mil pessoas aplaudiram os concertos realizados em 63 hospitais da capital paulista, interior e de outras regiões do Brasil.