22°
Máx
16°
Min

Roney Marczak lança ‘Alegria de viver’ em Londrina

(foto: Divulgação) - Roney Marczak lança ‘Alegria de viver’ em Londrina
(foto: Divulgação)

Certo dia o jovem músico Luigi Marczak resolveu fazer uma foto do céu de Londrina e conseguiu captar um instante pleno de alegria, beleza e luminosidade. A imagem fotografada por Luigi está na capa do CD “Alegria de Viver”, que seu pai, o maestro Roney Marczak, e o Quarteto Descobertas lançam na próxima quinta-feira (30), em Londrina. O lançamento será marcado por um show com as participações especiais dos cantores Gabriela Catai (das Cluster Sisters) e Kinka Manoel, do próprio Luigi Marczak e de Daniela Marczak ao saxofone, do pianista Gonçalo Rebelato e do Grupo Violino Caipira. A apresentação será realizada na sede da Escola de Música Roney Marczak, a partir das 20h.

Todas essas atrações musicais de primeira qualidade estarão reunidas para celebrar os 25 anos da Economia da Comunhão (EdC), um movimento internacional que promove o desenvolvimento econômico através dos valores cristãos e da aplicação prática da Doutrina Social da Igreja Católica.

“No momento em que nosso país tenta se reerguer para a retomada do desenvolvimento, a música é um excelente motivo para reunirmos forças e caminhar juntos com os mesmos objetivos”, diz o maestro Roney, conceituado violinista de nível internacional e fundador da Escola de Música Sol Maior. No último dia 24, Roney e o Quarteto Descobertas fizeram uma bela apresentação em Brasília, também para comemorar os 25 anos da EdC.

O CD “Alegria de Viver” traduz em termos sonoros o conceito que está no título e na capa do novo álbum. Em dez faixas, Roney e seus amigos interpretam temas clássicos de Johann Sebastian Bach (“Jesus Alegria dos Homens” e “Ave Maria”); pérolas do cancioneiro italiano (“Tu ao centro del mio cuore” e “Tu sei la mia vita”); e da música brasileira (“Romaria”, “Luar do Sertão”, “Felicidade”, “Frevo das Vassourinhas”). Mas também há espaço para dois trabalhos em que Roney Marczak mostra seu talento do compositor: o tema “Inspiração” e o “Hino EdC 25 anos — Alegria de Viver”, em parceria com o músico Filipe Barthem, integrante do Quarteto Descobertas. O tema de Marczak e Barthem, especialmente composto para homenagear a Economia de Comunhão, traz em sua letra e melodia uma exaltação do sentimento de alegria no trabalho e na arte.