23°
Máx
12°
Min

Corrida pela Palestina acontece no dia 13 de agosto em Foz

Foto: Divulgação - Corrida pela Palestina acontece no dia 13 de agosto em Foz
Foto: Divulgação

Mais de 500 corredores de rua são esperados para a 1º Run For Palestine, a Corrida pela Palestina, que acontece no dia 13 de agosto, às 12 horas em Foz do Iguaçu. A prova de cinco quilômetros traz ao Brasil a conscientização sobre as dificuldades na educação para crianças palestinas.

A competição, idealizada pelo Reach Education Fund EUA, é promovida pela Sociedade Árabe Palestina e organizada pela Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia (Adere). O evento ocorre simultaneamente em 25 cidades ao redor do mundo e Foz do Iguaçu é a única do circuito nacional.

O presidente da Adere, Raby Khalil explica que o horário incomum da corrida se deve ao encontro com esses países.

“Como a corrida acontecerá simultaneamente em cidades de diferentes locais no mundo, ocorreu de ser ao meio dia aqui. Prevendo isso o percurso foi escolhido visando minimizar o impacto em termos de mobilidade no trânsito. Escolhemos um percurso novo, central, que na nossa avaliação não impacta muito o trânsito na cidade”, contou Khalil.

Esta é a primeira vez que os países se mobilizam em prol da educação palestina através de uma corrida. O presidente da Sociedade Árabe Palestina Brasileira de Foz do Iguaçu, Jihad Abu Ali, conta que a ideia surgiu através de um idealizador mundial palestino. A partir disso, diversas associações e ONGs ao redor do mundo se apoiam para o sucesso da corrida.

“Outras cidades brasileiras foram avaliadas para receber o evento, entretanto, a representatividade dos palestinos em Foz atraiu a corrida para cá. Além disso, um fator determinante foi à questão geográfica, por ser uma cidade multi étnica e tríplice fronteira”, explicou Jihad.

Competidores

O presidente da Adere destaca ainda a importância da participação iguaçuense. “É uma corrida pela educação. Além disso, também trazemos a conscientização sobre a situação geral da Palestina. Por mais que a corrida esteja relacionada ao fundo de alcance pela educação, queremos conscientizar a população sobre as guerras”, disse Raby. 

Segundo ele, hoje a faixa de Gaza e a Cisjordânia estão cercadas por muros, bombas e centenas de militares, e isso acaba passando em branco pela grande mídia. “A imprensa ocidental de modo geral não fala sobre isso e lá, os palestinos não tem direito a nada. Simplesmente vivem”, lembra. A Palestina está perto de completar 100 anos de espera por uma solução pacífica para os conflitos e a corrida em todo o mundo representa a luta por uma Palestina livre e independente, sem violência.

Trajeto

Serão cinco quilômetros de prova, com largada em frente ao Fórum de Justiça, na Avenida Pedro Basso, seguindo pela José Maria de Brito, Avenida Portugal, Rosa Cirilo de Castro, retornando a Avenida Pedro Basso, local da partida.

Inscrições

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 10 de agosto (quarta-feira). O valor da inscrição é R$ 25 e o kit atleta será entregue na sexta-feira (12) na Paulista Esportes. O mapa completo da prova e o regulamento estão disponíveis no site: www.runforpalestine.com.br/

Colaboração: Assessoria