28°
Máx
17°
Min

Corrida pela Palestina reúne mais de 600 corredores

Corrida pela Palestina reúne mais de 600 corredores

Atletas profissionais e amadores de 20 cidades do Brasil vieram até Foz do Iguaçu na manhã de sábado (13), para participar da primeira corrida em prol da educação na Palestina, a Run for Palestine. A prova foi idealizada pelo Reach Education Fund EUA, promovida pela Sociedade Árabe Palestina e organizada pela Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia (Adere) de Foz. Mais de 600 pessoas concluíram a prova de cinco quilômetros.

De acordo com o presidente da Adere e Raby Khalil, a expectativa foi amplamente superada, tanto em termos de público quanto de atletas. “A comunidade compareceu e entendeu o objetivo da prova. O mais importante foi a convergência entre todas as instituições que se propuseram a abraçar esse evento, sem essa integração e esse apoio o evento não teria acontecido”, agradeceu Khalil.

O melhor tempo de conclusão da prova foi do atleta Luiz Gustavo Elder, de Cascavel, que passou pela linha de chega 15 minutos e 37 segundos após a largada. “Vim especialmente para participar da corrida, é muito importante essa iniciativa social e chamar atenção da comunidade através do esporte”, elogiou o campeão.

Na categoria feminina a ex-atleta Adriana de Souza, de Cascavel, foi a primeira colocada. A ex-atleta era corredora de alto rendimento e já subiu em três pódios consecutivos na famosa São Silvestre e por lesões hoje participa de corridas para manter a saúde em dia. “Não tem nada melhor que voltar a correr, participar por uma causa tão nobre e grandiosa e ainda vencer. Através do, temos que fazer nossa parte”, agradeceu.

Para o estudante de medicina da Unila, Otavio Rodrigues de Matos Melo, que se preparou especialmente para prova, o objetivo da corrida fez toda diferença para sua inscrição. “É muito mais que correr, estamos correndo por um objetivo comum. Ajudando de alguma forma a chamar atenção da educação na Palestina, isso engrandeceu a corrida”, lembra.

A prefeita interina de Foz do Iguaçu, Ivone Barafoldi prestigiou o evento e lembrou que a corrida fortalece a irmandade entre os iguaçuenses e palestinos. “Estamos selando a amizade entre os povos. É uma cultura que estamos familiarizados por muitos anos e contribuem para o desenvolvimento da cidade”, frisa a prefeita.

O embaixador da Palestina no Brasil Ibrahim Alzeben prestigiou o evento na fronteira e agradeceu o olhar para o país. “O povo palestino está há mais de 70 anos lutando por independência, ficamos muito satisfeitos que Foz abraçou a corrida, os brasileiros fazem parte dessa luta. A corrida é um símbolo que os palestinos seguem lutando”, agradeceu.

Confira os cinco primeiros colocados na categoria feminina e masculina:

Classificação geral homens

  • 1 – Luiz Gustavo Elger - 15min37seg
  • 2 – Ademir Ramos – 15min38seg
  • 3 – Sebastião Cordeiro – 15min46seg
  • 4 – José Rodrigues Fonseca – 15min54seg
  • 5 – Rosinei Fernandes de Lara – 15min56seg

Classificação geral feminina

  • 1 – Adriana de Souza – 20min16seg
  • 2 – Lilian Priscila Leonel de Lima – 21min28seg
  • 3 – Miguilina Sanabria – 21min35seg
  • 4 – Patrícia Zanchett Schek – 21min43seg
  • 5 – Silvia Carvalho Tristão – 22min04seg

Colaboração: Assessoria