22°
Máx
16°
Min

Em Maringá, Willie Davis recebe 1º Campeonato Paranaense de Petra Race Running, esporte paralímpico

(Foto: cpisra.org) - Willie Davis recebe 1º Campeonato Paranaense de Petra Race Running
(Foto: cpisra.org)

O estádio Willie Davids em Maringá recebe, no sábado (11) e domingo (12), o 1º Campeonato Paranaense de Petra Race Running. A modalidade do atletismo é uma opção para pessoas com paralisia cerebral, em que os participantes correm apoiando-se a uma armação com três rodas anexadas a um suporte para o corpo. O corredor tem o apoio de um assento, um suporte para tronco e o guidão é utilizado para direcionar.

Participarão 12 atletas das cidades de Maringá, Paranaguá e União da Vitória. No sábado, a partir das 14 horas, haverá as classificações funcionais dos participantes com testes de adaptação dos atletas e reconhecimento da pista. Já no domingo, o aquecimento iniciará às 9h30 para a realização das provas de 100, 200, 400 e 800 metros rasos.

(Foto: cpisra.org)(Foto: cpisra.org)

O objetivo do campeonato é fortalecer a modalidade em Maringá e no Paraná, além de potencializar os atletas para competições nacionais e internacionais. Haverá troféu para as três melhores equipes classificadas no masculino e feminino, além de medalhas para todos que concluírem as provas.

“Maringá tem contribuído e muito para o desenvolvimento e popularização das competições paralímpicas. Esperamos mais um grande campeonato e desejamos sorte para todos os paratletas”, declarou o secretário municipal de Esportes e Lazer, Rony Bergamasco.

História

Criada em 1989 na Dinamarca, a Petra é praticada desde o ano passado no Brasil, incentivada pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande). Em 2009, o Brasil e mais seis nações estiveram presentes no Campeonato Mundial, realizado na Dinamarca. Os atletas nacionais conseguiram um incrível desempenho, com sete medalhas de ouro.