22°
Máx
16°
Min

Maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima ganha título de cidadão honorário de Cruzeiro do Oeste

Homenagem foi aprovada há 17 anos (Foto: Divulgação) - Maratonista ganha título de cidadão honorário de Cruzeiro do Oeste
Homenagem foi aprovada há 17 anos (Foto: Divulgação)

O maratonista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima ganhou o título de cidadão honorário de Cruzeiro do Oeste, cidade onde nasceu em julho de 1969. A homenagem foi aprovada pela Câmara Municipal em agosto de 1999, mas só foi concretizada nessa quarta-feira (30), 17 anos depois.

A cerimônia contou com a presença da família de Lima, amigos e autoridades. Ajudando a família na roça, o atleta começou a correr e logo chamou a atenção de um treinador, com início da prática diária aos 12 anos.

Como competidor, passou a treinar em São Paulo, depois Campinas e teve seu primeiro destaque em 1992, quando chegou em quarto colocado na tradicional São Silvestre.

Sua carreira acumula resultados expressivos, como a vitória na Maratona de Tóquio, em 1996, o ouro na maratona nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, em 1999, e o título na maratona de São Paulo, em 2002.

Nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, tornou-se um ícone ao ser agarrado por um manifestante irlandês quando liderava isolado a maratona. Auxiliado por populares, conseguiu se soltar e ainda levou o bronze.

Considerado um dos grandes nomes do esporte no Brasil, emocionado, Vanderlei acendeu a pira das Olimpíadas Rio 2016.