20°
Máx
14°
Min

Meia Maratona das Cataratas celebrará o Dia Mundial do Meio Ambiente

Foto: Assessoria - Meia Maratona das Cataratas celebrará o Dia Mundial do Meio Ambiente
Foto: Assessoria

Uma das provas mais ecológicas e bonitas do Brasil, a 9ª Meia Maratona das Cataratas deve reunir 1.700 atletas neste domingo, 5 de junho, para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente em Foz do Iguaçu.

A partir desta edição, a corrida, realizada no Parque Nacional do Iguaçu, entrará para o calendário fixo da Semana do Meio Ambiente, sempre em junho. O período foi escolhido para marcar o novo conceito da prova. Até o ano passado, o evento ocorria em diferentes datas.

“Queremos que o esportista venha participar não pela premiação, mas pelo prazer de correr num lugar único e integrado à natureza”, disse Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social de Itaipu. “A Meia Maratona das Cataratas é um evento imprescindível para o esporte e o turismo de Foz do Iguaçu e região”, completou.

Cenário mágico

No Parque, o atleta poderá desfrutar de uma experiência singular junto à área declarada pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade e eleita uma das 7 Novas Maravilhas da Natureza.

A prova se destaca pelo percurso. Os 21 km são percorridos integralmente dentro do Parque Nacional, em meio a uma paisagem de natureza exuberante e que resguarda uma das mais importantes biodiversidades do planeta. Ao atingirem os quilômetros 8 e 9, os corredores se depararão com o espetáculo das Cataratas do Iguaçu.

Atletas que participaram nas edições anteriores consideram a passagem pelos mirantes das quedas como inesquecível. "Vivi momentos mágicos aqui", disse Ricardo Silva, de Curitiba. Sandra Toazza, do Rio de Janeiro, define o trajeto como "simplesmente fantástico". Já Débora Soeiro, de São Paulo, garante: "Chegar às Cataratas foi de arrepiar".

“É uma oportunidade para os participantes terem maior contato e aproximação com a natureza deste parque, e para promover a valorização dos parques nacionais e da vida selvagem”, disse o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Ivan Baptiston.

Para Adélio Demeterko, gerente-geral da Cataratas do Iguaçu S.A., “a 9ª Meia Maratona das Cataratas – Prova Dia Mundial do Meio Ambiente será uma grande festa do esporte celebrando a natureza”.

Torcida e visitação

Para a torcida e visitantes, será uma chance de desfrutar do cenário e também de aproveitar as atividades da Semana do Meio Ambiente. Entre as atrações programadas estão uma feira de agricultura familiar com produtores da região e uma exposição fotográfica que retrata a biodiversidade do parque.

Haverá arquibancadas para os torcedores e acompanhantes dos atletas ao lado do antigo portão de acesso ao Parque Nacional. Neste local, a organização irá concentrar apoio médico e fisioterápico, logística, segurança, equipe de apoio e animadores. O acesso será aberto a todos gratuitamente.

Para visitar as Cataratas, o público deverá aguardar o término da corrida. O funcionamento do parque volta ao normal às 11h e vai até as 17h. Das 7h às 11h, a infraestrutura de visitação será aberta somente aos corredores.

Colaboração: Assessoria de imprensa