22°
Máx
14°
Min

Paratleta de Prudentópolis é convocado para Mundial de atletismo

(Foto: Divulgação) - Paratleta de Prudentópolis é convocado para Mundial de atletismo
(Foto: Divulgação)

O paratleta Josenei Greczyczyn, da APAE de Prudentópolis, hexacampeão brasileiro do Campeonato Brasileiro de Atletismo da Associação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (ABDEM), foi convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), na semana passada, para representar o país na modalidade durante o Mundial, que será disputado em julho. O Trisome Games 2016 ocorre entre os dias 15 e 22 de julho, na cidade de Florença, na Itália.

Josenei declara que está feliz com a oportunidade de conhecer um novo país e quer trazer para o Brasil uma medalha e um troféu de ouro. O professor de educação física da APAE, Júnior Bini, que trabalha com Josenei há 14 anos, afirma estar muito feliz com a conquista inédita para a região e para o estado. “Ele é considerado hoje em dia o atleta com síndrome de Down mais veloz do Brasil e, com isso, está apto a participar do Mundial”, enfatiza.

Bini, logo que soube da competição, entrou em contato com a ABDEM, que alegou estar sem recursos para inscrever paratletas nos jogos mundiais. “Até coloquei a questão de o Josenei ser campeão seis vezes e, até pelos índices, ele tem grandes chances nesse Mundial, tanto nos 200m quanto nos 400m rasos, que são as provas que ele disputa. A princípio, eles me falaram que estavam sem recursos e que estariam arrecadando”, observa o treinador.

Colaboração Rede Sul de Notícias.