26°
Máx
19°
Min

Sem Bolt, Desafio Mano a Mano trará Justin Gatlin ao Rio em junho

Se nos últimos três anos o Desafio Mano a Mano trouxe Usain Bolt ao Brasil, desta vez a estrela da competição amistosa será o principal rival do jamaicano na atualidade: o norte-americano Justin Gatlin. O evento acontecerá entre 4 e 5 de junho, numa pista de 100 metros montada sobre a água num lago da Quinta da Boa Vista, parque localizado em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio.

"Estou muito animado para correr em uma pista ao ar livre, e tão próximo do público. É minha primeira corrida neste tipo de competição, e espero que seja um aquecimento para os Jogos Rio-2016", disse Gatlin, em declaração reproduzida pela assessoria de imprensa do evento.

A primeira edição do Mano a Mano, em 2013, aconteceu na praia de Copacabana. Naquele ano, uma pista de 150 metros foi montada para que Usain Bolt tentasse quebrar o recorde mundial da distância, que não é oficial. Ele não teve sucesso na empreitada.

Em 2014, também em Copacabana, o jamaicano venceu os 100m com 10s04, numa das suas raras apresentações naquele ano. Já na temporada passada a prova aconteceu no Jockey Club Brasileiro, na Gávea, e Bolt, sem forçar, venceu com 10s12.

Neste ano, Bolt se prepara para vir ao Rio forte para os Jogos Olímpicos do Rio e não participará do Mano a Mano. Será substituído por Gatlin, campeão olímpico em 2004 nos 100m. Aos 34 anos, o norte-americano viveu seu auge na temporada passada, proporcionando as mais diversas acusações de que se beneficia do doping constatado duas vezes ao longo da carreira, em 2001 e 2006.

Como de costume, Gatlin vai competir contra um estrangeiro e dois brasileiros, sendo um previamente classificado e outro que sairá de uma eliminatória no sábado. O mesmo vai acontecer na prova feminina, cujas participantes ainda não foram reveladas.