28°
Máx
17°
Min

Castroneves quebra recorde de 20 anos em Phoenix e faz 46ª pole da carreira

Aos 40 anos, Hélio Castroneves segue escrevendo sua história na Fórmula Indy. Nesta sexta-feira, o veterano fez a pole position para a etapa de Phoenix, a segunda da temporada, e quebrou o recorde de velocidade da pista, que já durava 20 anos. Na categoria desde 1998, é o quarto piloto com mais pole positions: alcançou sua 46.ª.

Pelos critérios da Fórmula Indy, a pole é definida pela velocidade média entre duas voltas rápidas. Helinho fez 192,325 milhas/hora. Na primeira volta no oval de pouco mais de um milha, marcou 19s0997 no cronômetro, derrubando um recorde de 20 anos. Vale destacar, entretanto, que o circuito não recebia provas da Indy desde 2005.

"É uma honra quebrar o recorde, que já durava 20 anos. Agora nós somos capazes de mostrar que os carros da Indy são rápidos", disse Helinho. Ele terá como companheiro na primeira fila o amigo Tony Kanaan, de 41 anos, que garantiu uma dobradinha de veteranos brasileiros ao ser o segundo mais rápido desta sexta-feira.

"Se você olhar os resultados, eu tenho sido sempre extremamente competitivo nos ovais", disse Kanaan. "Obviamente que eu não posso fazer milagres se eu não tenho carro, mas acho que meus engenheiros deram o melhor para mim", destacou o piloto da rival Chip Ganassi.

Vencedor da primeira etapa da temporada, em St. Petersburg, o colombiano Juan Pablo Montoya sai em terceiro. Takuma Sato e James Hinchcliffe sofreram acidentes nos treinos da manhã e não treinaram. Vão largar nas últimas posições na prova de sábado, com largada às 22h.