22°
Máx
16°
Min

Pagenaud supera Helinho por 0s01 e crava pole da corrida 1 de Detroit na Indy

O francês Simon Pagenaud cravou a pole da corrida 1 da etapa de Detroit da Fórmula Indy, que terá rodada dupla neste final de semana, com provas no sábado e no domingo. Líder disparado do campeonato, com 292 pontos, o francês se garantiu no primeiro lugar do grid ao cravar um tempo apenas 0s012 mais rápido do que o do brasileiro Helio Castroneves, que também com um carro da Penske sairá da segunda posição neste sábado.

Pagenaud cravou o tempo de 1min14s917 para ficar com a pole, enquanto Helinho veio logo atrás com 1min14s929 na sua melhor volta. Assim, o brasileiro foi mais de meio segundo mais rápido do que o colombiano Juan Pablo Montoya, que com outra Penske garantiu a terceira posição com a marca de 1min15s566.

Já o quarto posto do grid foi conquistado pelo canadense James Hinchcliffe, da Schmidt Peterson, que cravou 1min15s771. E o grupo dos cinco primeiros colocados foi completado pelo colombiano Carlos Muñoz, da Andretti, com 1min16s390.

Outro brasileiro do grid da Indy na atualidade, o veterano Tony Kanaan largará da sétima posição com a sua Ganassi, logo atrás de Scott Dixon, atual vice-líder do campeonato e também da Ganassi. Com 235 pontos, o piloto da Nova Zelândia está pouco à frente de Helinho, terceiro colocado da temporada, com 224.

O norte-americano Alexander Rossi, que no final de semana passado venceu a histórica 100ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, sairá apenas do 17º lugar nesta primeira corrida em Detroit, bem distante do Top 10 do grid, cujos três últimos pilotos entre os dez primeiros serão, pela ordem, Charlie Kimball (Ganassi), Will Power (Penske) e Graham Rahal (RLL).