22°
Máx
17°
Min

Ponta Grossa deve ter kartódromo em novo terreno na BR-376

(Foto: Divulgação) - Ponta Grossa deve ter kartódromo em novo terreno na BR-376
(Foto: Divulgação)

O governador Beto Richa confirmou na tarde de segunda-feira (28) que irá liberar uma área às margens da BR-376 para a construção do novo Kartódromo de Ponta Grossa. Apesar dos muitos praticantes do esporte, desde os anos 90 a cidade está sem uma pista. A que existia dentro do Parque Estadual de Vila Velha foi desativada por oferecer riscos ambientais.

O pedido foi elaborado pelo presidente da Fundação Municipal de Esportes, Leopoldo Cunha, juntamente com a direção da Associação de Pilotos de Kart de Ponta Grossa (APKPG). O ex-prefeito, ex-deputado e hoje apresentador da Rede Massa Jocelito Canto, e o vereador eleito Mingo Menezes (DEM), participaram da reunião, que foi organizada pelo deputado estadual Plauto Miró Guimarães Filho (DEM).

O novo kartódromo deverá ter um traçado semelhante ao antigo, segundo o piloto e empresário Daniel Gaidex Júnior, o Muru. “Até o declive do terreno vai proporcionar uma semelhança com o antigo kartódromo”, afirmou. A área a ser repassada à APKPG faz parte de um terreno que pertence ao Iapar.

O presidente da entidade, Juliano Cesar Rocha, também aproveitou o momento para agradecer ao governador Richa e ao deputado Plauto pelo apoio. “Esse terreno não é um benefício para a associação ou para os pilotos, é para um esporte que encanta e inspira a formação de muitos campeões”.

Mais reivindicações

Ainda durante a reunião, Jocelito Canto e Plauto Miró Guimarães reforçaram ao governador a necessidade de instalar uma unidade do Grupamento de Resgate Aéreo (Graer) da Polícia Militar em Ponta Grossa. “Ponta Grossa e região têm uma grande malha de rodovias e, eventualmente, ocorrem graves acidentes que exigem um resgate de vítimas com urgência”, argumenta Jocelito.

Beto Richa não descartou a possibilidade, mas afirmou que a compra de uma aeronave para este fim demanda de estudos técnicos. O governador também garantiu que as aeronaves existentes em Curitiba estão prontas para atender qualquer emergência, inclusive na região dos Campos Gerais.

Colaboração Assessoria de Imprensa.