24°
Máx
17°
Min

Rosberg supera Hamilton e lidera primeiro treino livre no Bahrein

O fim de semana do GP do Bahrein começou mostrando que, mais uma vez, será difícil superar os carros da Mercedes. Nesta sexta-feira, no primeiro treino livre da segunda etapa da temporada 2016, os seus dois pilotos dominaram a atividade inicial no circuito de Sakhir, com Nico Rosberg vencendo a disputa interna.

Embalado pela vitória na primeira prova da temporada, o GP da Austrália, e também nas três últimas do campeonato de 2015, Rosberg chega ao Bahrein com a expectativa de ampliar o bom momento. E o primeiro passo foi bem dado, afinal, o alemão liderou a sessão inicial ao marcar o tempo de 1min32s294 na sua melhor volta.

Assim, Rosberg superou o inglês Lewis Hamilton, que venceu em 2014 e 2015 o GP do Bahrein. No primeiro treino livre no circuito de Sakhir, porém, o inglês teve que se contentar com a segunda posição ao ser meio segundo mais lento do que o seu companheiro na Mercedes, com 1min32s799.

No entanto, mais do que a disputa interna na Mercedes, o que mais chamou a atenção foi a diferença de diferença de rendimento em comparação aos carros das outras equipes, em um indicativo de que a dobradinha vista no GP da Austrália pode se repetir no Bahrein. O finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, foi cerca de 1s9 mais lento do que Rosberg, tendo marcado o terceiro melhor tempo, com 1min34s128.

A Ferrari, hoje considerada a principal ameaça ao domínio da Mercedes, foi bastante discreta na sessão inicial no circuito de Sakhir, até por ter adotado com Sebastian Vettel um programa diferente de testes. Assim, o alemão ficou fora da relação dos dez primeiros colocados, ficando apenas na 11ª posição.

Raikkonen acabou sendo seguido, então, pelos dois carros da Red Bull. Daniel Ricciardo foi o mais rápido deles, em quarto lugar, enquanto o russo Daniil Kvyat garantiu a quinta posição, logo à frente do alemão Nico Hulkenberg, da Force India.

Em seguida vieram os dois carros da Toro Rosso, com o espanhol Carlos Sainz Jr. em sétimo lugar e o holandês Max Verstappen na oitava posição. O francês Romain Grosjean chamou a atenção ao colocar a estreante Hass na nona colocação no primeiro treino livre no Bahrein.

Já Felipe Massa foi o apenas o décimo mais rápido, com o tempo de 1min35s006, duas posições à frente do finlandês Valtteri Bottas, o seu companheiro de equipe. O brasileiro da Williams, porém, acabou a atividade inicial no circuito de Sakhir atrás dos carros da Red Bull e da Toro Rosso, apontadas por ele mesmo como principais ameaças na luta pela condição de terceiro melhor carro no Bahrein.

O inglês Jenson Button ficou em 14º lugar, enquanto o belga Stoffel Vandoorne, que substitui o espanhol Fernando Alonso, vetado pelos médicos em razão dos efeitos do acidente sofrido no GP da Austrália, na McLaren foi apenas o 18º.

O belga, então, ficou logo à frente do brasileiro Felipe Nasr, que marcou 1min36s719, terminando a atividade três posições atrás do sueco Marcus Ericsson, o seu companheiro de equipe na Sauber.

O segundo treino livre no circuito de Sakhir será disputado nesta sexta-feira, a partir de meio-dia (horário de Brasília). O horário é o mesmo da sessão de classificação no sábado e da largada do GP do Bahrein no próximo domingo.