22°
Máx
14°
Min

Sem receber de piloto, Manor troca Haryanto por Ocon na Fórmula 1

(Foto: Foto Studio Colombo/ Pirelli) - Sem receber de piloto, Manor troca Haryanto por Ocon na Fórmula 1
(Foto: Foto Studio Colombo/ Pirelli)

A Manor decidiu realizar uma troca na sua dupla de pilotos. Nesta quarta-feira, a equipe anunciou que o indonésio Rio Haryanto será substituído pelo francês Esteban Ocon para a sequência da temporada 2016 da Fórmula 1.

A decisão se deve a problemas financeiros, pois a Manor declarou que Haryanto, o primeiro piloto da Indonésia a competir na Fórmula 1, "foi incapaz de cumprir com as suas obrigações contratuais" relacionados ao repasse de fundos dos seus patrocinadores pessoais para a equipe.

O diretor de provas da Manor, Dave Ryan, disse que a equipe tinha sido paciente com a questão dos patrocinadores de Haryanto, mas agora o seu tempo acabou. "Há algum tempo, o seu agente indicou que estava passando por dificuldades para honrar as obrigações do contrato após o Grande Prêmio da Hungria", disse Ryan.

"A equipe do Rio têm trabalhado incansavelmente para tentar resolver a situação com os seus apoiadores indonésios e temos apoiado esses esforços, tanto quanto possível, inclusive permitindo a Rio competir na Alemanha. Infelizmente chegamos a um ponto onde, nos melhores interesses da equipe, fomos obrigados a explorar outras opções para o restante da temporada", acrescentou.

Pouco depois de confirmar a saída de Haryanto, a Manor anunciou que Ocon assumirá a vaga para o restante da temporada, começando com o GP da Bélgica, marcado para 28 de agosto. O francês, que foi campeão da Fórmula 3 Europeia em 2014 e da GP3 no último ano, estava correndo na DTM, competição de carros de turismo baseada na Alemanha, pela Mercedes, na atual temporada.

Ocon, que completará 20 anos no próximo mês, é considerado um forte candidato a ganhar uma vaga na equipe Renault em 2017. "Estou emocionado que eu estarei fazendo minha estreia em um GP com a Manor no final deste mês e em Spa, que de todos os circuitos, é o melhor depois da minha corrida em casa", disse Ocon. "Eu estou pronto para esse passo empolgante".