23°
Máx
12°
Min

Croácia e Sérvia garantem vagas para torneio masculino do basquete no Rio-2016

Foram definidas neste sábado duas das três últimas vagas para a competição masculina do basquete nos Jogos Olímpicos do Rio, que serão em agosto. Croácia e Sérvia venceram, respectivamente, Itália e Porto Rico nos Pré-Olímpicos Mundiais. Neste domingo, nas Filipinas, Canadá e França lutam pela vaga derradeira.

Depois que a última equipe for definida, neste domingo, um sorteio vai direcionar as equipes para os grupos. O Grupo B, que tem o Brasil, tem uma vaga aberta. As outras duas seleções serão encaminhadas para o Grupo A, que conta com os Estados Unidos.

Os torneios Pré-Olímpicos são disputados em três cidades de maneira simultânea. Neste sábado, a Croácia venceu a anfitriã Itália, em Turim, por 87 a 84. Para superar os donos da casa, o time croata contou com 26 pontos de Bojan Bogdanovic, atleta do Brooklyn Nets, da NBA.

A vitória serviu como revanche pelo resultado negativo ainda na fase de grupos. Com a vaga, a seleção masculina de basquete da Croácia volta aos Jogos Olímpicos após oito anos. Já a Itália teve a sua última participação com a medalha de prata em Atenas-2004 e aumentou o jejum para, pelo menos, 16 anos.

A outra anfitriã deste sábado não fez feio diante da torcida e a Sérvia atropelou Porto Rico com o placar de 108 a 77, em Belgrado, para conquistar a sua primeira vaga na história como país independente.

O grande cestinha da partida foi Bogdan Bogdanovic, com 26 pontos, e ainda mais oito assistências. Nikola Jokic, que atua na NBA pelo Denver Nuggets, também se destacou com 23 pontos e seis assistências.