22°
Máx
14°
Min

Jornalista lança livro sobre a história da lenda do basquete Mayr Facci

(Foto: Divulgação / Rodrigo Czekalski / CCR RodoNorte) - Jornalista lança livro sobre a história da lenda do basquete Mayr Facci
(Foto: Divulgação / Rodrigo Czekalski / CCR RodoNorte)

O jornalista Firmino Dias Lopes lança nesta quinta-feira (7), em Ponta Grossa, o livro “Mayr Facci – o Gato Selvagem”. É a história, em 256 páginas, do maior jogador de basquete do Paraná de todos os tempos.

Durante anos, Mayr (1927-2015) vestiu a camisa do Guarani Esporte Clube, de Ponta Grossa, e teve passagens brilhantes pela Seleção Brasileira em campeonatos mundiais, regionais e nas Olimpíadas. O lançamento, que ocorrerá na Biblioteca Municipal Professor Bruno Enei, coincide com o dia do aniversário do atleta, que faleceu em março do ano passado.

(Foto: Divulgação)

Mayr Facci nasceu em Catanduva, no interior de São Paulo, e foi para o Guarani, de Ponta Grossa, em 1949, levado pelo professor Borel Du Vernay e pelo radialista Barros Junior. Ele foi campeão estadual por várias vezes, integrou a Seleção Paranaense e participou dos Jogos Olímpicos de Helsinque, na Finlândia (1952) e Melbourne, Austrália (1956).

Depois de encerrar a carreira no Guarani, Mayr dedicou-se à formação de jovens atletas e ao basquete master. Segundo Dias Lopes, o jogador tinha uma incrível capacidade de fazer amigos por onde passava. Com a coordenação editorial do jornalista Walter Schmidt, o livro é apresentado pelo também jornalista Carneiro Neto e, nas ‘orelhas’ tem a assinatura de outro jornalista, o ponta-grossense Osires Nadal.

O cearense Dias Lopes está no Paraná há várias décadas e sempre trabalhou na área esportiva, seja em rádios, jornais ou em televisões. Foi presidente da Federação Paranaense de Futebol de Salão. Formalmente aposentado, Dias está mergulhado de corpo e alma no resgate da memória do esporte paranaense. E se prepara para escrever a história de um ídolo do futebol, o famoso Tião Abatiá, um dos maiores craques do Coritiba. Dias é autor de A História do Futebol de Salão do Paraná e Do São Cristóvão ao Guarany – a história do futebol sobralense.

Serviço

Lançamento do livro “Mayr Facci – o Gato Selvagem”

Data: 7 de abril

Horário: 19h30

Local: Biblioteca Pública Municipal Professor Bruno Enei Rua dos Operários s/n – Olarias.

Colaboração Assessoria de Imprensa.