22°
Máx
14°
Min

Magnano poupa 'olímpicos' e chama time B para o Sul-Americano de Basquete

(Foto: Divulgação)  - Magnano poupa 'olímpicos' e chama time B para o Sul-Americano de Basquete
(Foto: Divulgação)

O técnico Rubén Magnano abriu mão de utilizar o Campeonato Sul-Americano como uma espécie de peneira para ajudar a definir as últimas vagas no elenco que vai disputar a Olimpíada do Rio pela seleção brasileira masculina de basquete. O treinador anunciou na noite de terça-feira uma lista com 16 convocados para o torneio continental, que acontece na Venezuela no fim do mês, e deixou de fora cerca de fortes 20 concorrentes por uma vaga no time olímpico.

O time mescla jovens jogadores como os armadores Davir Rossetto (23 anos), Derek (21) e Humberto (21), os alas Gui Deodato (24) e Leo Meindl (23) e os pivôs Leonardo Demétrio (22) e Lucas Mariano (22), com veteranos como o armador Fúlvio (34), os alas-pivôs Olivinha (33) e Jefferson (33) e os pivôs JP Batista (34) e Marcus Vinicius e Marcus Vinicius Toledo (29).

"Vamos sempre em busca do título porque pelo potencial do Brasil não podemos pensar diferente. E esse Sul-Americano tem uma importância ainda maior, já que é a primeira competição válida para o novo formato de classificação para a Copa do Mundo de 2019", disse Magnano.

O Sul-Americano, em Caracas, começa em 26 de junho e vai até 2 de julho. O Brasil precisa ficar entre os cinco primeiros colocados para se classificar à primeira divisão da Fiba Américas 2017, novo formato de eliminatórias para o Mundial de 2019.

A seleção brasileira está no Grupo A e vai jogar contra Equador, Paraguai, Bolívia e Venezuela. Em teoria, deve brigar contra os venezuelanos, que também estarão no Rio-2016, pelo primeiro lugar do grupo. Os convocados se apresentam no domingo e treinam em São Paulo, nos ginásticos do Paulistano e da Hebraica.

A convocação para o Sul-Americano indica que Magnano vai iniciar a preparação para a Olimpíada com um grupo relativamente grande. Além dos nove brasileiros que estão na NBA, ele não convocou nomes como Rafael Luz, Marquinhos, Marcelinho Machado, Benite, Augusto Lima, Rafael Hettsheimer, Vitor Faverani, Larry Taylor, Caio Torres, Guilherme Giovanoni e Alex. O armador Ricardo Fischer está machucado e fora do Rio-2016, assim como Tiago Splitter.

CONFIRA A CONVOCAÇÃO:

ARMADORES - Davi Rossetto (Basquete Cearense), Derek (Brasília), Fúlvio (Brasília), Henrique Coelho (Minas Tênis Clube) e Humberto (Pinheiros).

ALAS - Gui Deodato (Rio Claro), Jimmy (Mogi) e Leo Meindl (Bauru)

ALAS-PIVÔS - Olivinha (Flamengo), Jefferson (Bauru) e Leonardo Demétrio (Montakit Fuenlabrada, da Espanha)

PIVÔS - Marcus Vinicius Toledo (Basquete Cearense), Gerson (Mogi), JP Batista (Flamengo), Lucas Mariano (Mogi) e Rafael Mineiro (Flamengo).