23°
Máx
12°
Min

Raptors vence 7º jogo com Pacers, fecha série e avança nos playoffs após 15 anos

(Foto: Divulgação)  - Raptors vence 7º jogo com Pacers, fecha série e avança nos playoffs após 15 anos
(Foto: Divulgação)

O Toronto Raptors suou mais do que o esperado, mas finalmente espantou o fantasma das últimas eliminações nos playoffs e garantiu sua classificação às semifinais da Conferência Leste na noite de domingo. Com a série empatada em 3 a 3, a equipe canadense recebeu mais uma vez o Indiana Pacers e levou a melhor por 89 a 84, para delírio dos fanáticos torcedores locais.

Com isso, o Raptors fechou uma série de playoffs pela primeira vez em 15 anos, já que a última havia acontecido em 2001, contra o New York Knicks. Esta também foi a primeira vez na história que a franquia levou a melhor em uma série melhor de sete jogos - no seu único triunfo, justamente em 2001, a primeira rodada dos playoffs era disputada em melhor de cinco.

Além de encerrar um longo jejum, a vitória sobre o Pacers também exorcizou os fantasmas que pairavam sobre Toronto nas últimas duas temporadas. Tanto em 2013/2014 quanto em 2014/2015, o Raptors acabou eliminado na primeira rodada mesmo tendo melhor campanha que seus oponentes - Brooklyn Nets e Washington Wizards, respectivamente.

Mas não foi fácil acabar com esta sequência, e o lado psicológico pesou em algumas das partidas da série. Quem parecia mais incomodado com a pressão era o ala DeMar DeRozan, presente nas eliminações contra Nets e Wizards. Mas no domingo, ele apareceu, mostrou por que é um dos líderes da equipe e definiu a vitória ao marcar 30 pontos.

DeRozan acertou somente 10 do 32 arremessos que tentou, mas foi fundamental no terceiro quarto, quando o Raptors abriu vantagem sobre o Pacers. No último período, porém, os visitantes reagiram, aproveitaram a pressão sobre o adversário e chegaram a cortar a diferença para três pontos. Em lance polêmico, a segundos para o fim, a arbitragem não viu falta sobre Ian Mahinmi. Melhor para o time canadense, que garantiu o triunfo.

Depois de vencer apenas sua segunda série de playoffs da história, o Raptors tenta agora chegar à final da Conferência Leste pela primeira vez. Para isso, terá que passar pelo experiente time do Miami Heat, que também suou na primeira rodada e precisou de sete jogos para eliminar o Charlotte Hornets.

O jogo 1 desta série acontecerá na terça-feira. Antes, porém, os playoffs da NBA terão sequência nesta segunda com duas partidas. Depois de atropelar o Oklahoma City Thunder na primeira partida, o San Antonio Spurs volta a receber o adversário no Texas. Já o Cleveland Cavaliers inicia o duelo diante do Atlanta Hawks em casa.