21°
Máx
17°
Min

Belga Van Avermaet vence 1ª etapa montanhosa da Volta da França e assume a ponta

Greg van Avermaet venceu a quinta etapa da edição de 2016 da Volta da França(Foto: Tim De Waele) - Van Avermaet vence 1ª etapa montanhosa da Volta da França
Greg van Avermaet venceu a quinta etapa da edição de 2016 da Volta da França(Foto: Tim De Waele)

O belga Greg van Avermaet venceu nesta quarta-feira a quinta etapa da edição de 2016 da Volta da França, sendo a primeira montanhosa, ao empreender uma fuga solitária no Maciço Central, completando o percurso de 216 quilômetros entre Limoges e Le Lioran em 5h31min36, o que lhe garantiu não apenas o triunfo, mas também a camiseta amarela destinada ao líder na classificação geral.

O ciclista da equipe BMC fez parte de um grupo de nove competidores que escaparam no início da quinta etapa, e foi deixando o restante dos participantes para atrás até superar o compatriota Thomas De Gendt quando faltavam 17 quilômetros para a chegada.

O atual campeão da volta da França, o britânico Chris Froome, e o colombiano Nairo Quintana cruzaram a linha de chegada com o pelotão principal, a 5min07 do vencedor, enquanto Alberto Contador veio mais atrás, a 5min40, e o italiano Vincenzo Nibali ficou ainda mais distante, a 13min45.

Nibali, campeão em 2014, ficou para trás em uma das passagens de montanha junto de Peter Sagan, que estava vestindo a camiseta amarela pelo terceiro dia seguido, mas agora está a 23min37 do líder.

Na classificação geral, Van Avermaet tem vantagem de 5min17 para Froome, o quinto colocado, e Quintana, o sétimo, que são os favoritos mais próximos do detentor da camiseta amarela nesse momento. Com desvantagem de 5min11, o francês Julian Alaphilippe é o segundo colocado, dois segundos à frente do espanhol Alejandro Valverde.

Van Avermaet ganhou uma etapa da Volta da França no ano passado, e é conhecido como um especialista em clássicas de um dia e provas curtas. Venceu a Paris-Tours em 2011 e a Tirreno-Adriático neste ano.

"É algo especial. É a melhor camiseta do mundo", disse o belga, em referência à camiseta amarela. "É minha primeira vez e talvez a última, assim vou aproveitar cada momento. É o melhor momento da minha carreira", acrescentou. "Ganhar uma etapa aqui é importante, mas isto (a camiseta amarela) o eleva a outro nível".

Van Avermaet é um dos escudeiros dos capitães de equipe BMC, Tejay van Garderen e Richie Porte, que assumirão o protagonismo quando a Volta da França entrar nos Pirineus e nos Alpes.

A etapa desta quarta teve cinco subidas, uma delas a 1.589 metros acima do nível do mar. Esta foi a primeira vez que a Volta da França superou os 1,5 mil metros tão cedo desde 1979, um ano que começou com três etapas nos Pirineus.

A sexta etapa da Volta da França vai ser realizada nesta quinta-feira terá um percurso mais plano de 190,5 quilômetros de Arpajon-sur-Cere até Montauban.