22°
Máx
14°
Min

Britânico Mark Cavendish vence etapa de abertura da Volta da França

O experiente britânico Mark Cavendish conquistou a vitória na primeira etapa da Volta da França 2016, neste domingo. O primeiro trecho da tradicional competição de ciclismo, que será encerrada somente no dia 24 deste mês, foi marcada por uma queda do espanhol Alberto Contador, um dos favoritos ao título.

Cavendish, da equipe Dimension Data, venceu uma etapa da Volta da França pela 27ª vez na carreira. Com o resultado, tornou-se o terceiro maior vencedor da história, atrás somente do belga Eddy Merckx, com 34, e do francês Bernard Hinault, com 28. Cavendish nunca havia vencido a etapa de abertura.

O britânico obteve o direito de vestir a famosa camiseta amarela, concedida ao líder geral da Volta da França, ao vencer os 188 quilômetros entre Mont-Saint-Michel e Sainte-Marie-Du-Mont, mais especificamente em Utah Beach (conhecida por ser o local do desembarque dos Aliados no fim da Segunda Guerra Mundial).

Ele foi favorecido de certa forma pelo acidente envolvendo diversos ciclistas nesta primeira etapa. Um dos atingidos pelo acidente foi o espanhol Alberto Contador, da equipe Tinkoff. O dono de dois títulos na tradicional prova francesa machucou o ombro direito e terminou a etapa com o ferimento exposto.

"Ele sofreu ferimentos no ombro, no cotovelo e virilha. Na primeira olhada, parece que não teve nenhuma fratura. Apenas demos um analgésico", disse o médico que atendeu Contador logo após o incidente.

O alemão Marcel Kittel, da equipe Etixx - Quick-Step, chegou em segundo lugar nesta etapa, logo à frente do eslovaco Peter Sagan, da Tinkoff.