21°
Máx
17°
Min

Com quase oito mil inscritos, Jeca bate recorde de participantes

(Foto: Divulgação) - Com quase oito mil inscritos, Jeca bate recorde de participantes
(Foto: Divulgação)

Os preparativos para o campeonato mais esperado do ano pelos castrenses já começaram com muito entusiasmo. A 29ª edição dos Jogos Estudantis de Castro (Jeca), promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte, será realizada no município entre os dias 3 e 13 de novembro e superou o número de participantes inscritos em relação aos anos anteriores, totalizando cerca de oito mil inscrições.

Para o secretário municipal de Esporte, Antenor Quintiliano Telles, o aumento no número de inscrições está relacionado à boa fase que o esporte castrense vive. Para ele, o desempenho das equipes do Caramuru nos campeonatos estaduais de futsal e vôlei incentiva os mais jovens a praticar esportes também. “Quando nossa cidade passa a sediar mais campeonatos, a participação de castrenses aumenta também”, completa. Além disso, segundo o professor Marcio Roberto Choma, o investimento nos polos e as escolinhas funcionando diariamente em todas as praças esportivas favoreceram para que o número de equipes das escolas inscritas aumentasse nesta edição.

Para discutir as normas desta edição, a Secretaria promoveu Congresso Técnico no Auditório da Secretaria de Segurança Pública, no início do mês. Na ocasião, o coordenador geral dos jogos, Marcos Vinicius Rocco, e os coordenadores técnicos, Ismael Babi Filho e Helinton dos Santos Mainardes, apresentaram os detalhes da edição dos jogos neste ano. Por meio de sorteio, os professores das escolas que estiveram presentes também puderam conhecer os seus adversários.

Alguns locais de disputas já foram definidos: Ginásio de Esportes Flávio Gil Zanon, Ginásio de Esportes Padre José Pagnacco, Ginásio de Esportes Douglas Pereira, Ginásio de Esportes Gerson Torres, Ginásio de Esportes Epaminondas ‘Xanda’ Nocera, Estádio Lulo Nunes – Caramuru e Pista de Atletismo, além dos ginásios dos Colégios Sepam e Emília Erichsen. A Comissão Central Organizadora (CCO) funcionará no Centro Esportivo Prainha, sede da Secretaria de Esporte.

O Jeca será disputado por seleções, nos sexos masculino e feminino, divididos nos seguintes grupos: Grupo 0 (para alunos nascidos em 2008 posteriores); Grupo I (nascidos em 2006 e 2007); Grupo II (nascidos em 2004 e 2005); Grupo III (nascidos em 2002 e 2003) e Grupo IV (nascidos em 1999, 2000 e 2001), nas modalidades de atletismo; badminton; basquetebol; bete-ombro; damas; xadrez; futsal; futebol; futebol suíço; handebol; queimada; tênis de mesa; tria; voleibol; voleibol de praia; xadrez; coreografia e interpretação musical.

Todas as informações referentes ao Jeca podem ser consultadas via internet através do site da Prefeitura. O website possui duas seções - uma pública, com informações gerais sobre os jogos, como regulamento, cronograma, programação e o boletim informativo - e outra com acesso restrito para dirigentes das equipes das escolas participantes.

Além de poder acompanhar os boletins dos jogos pelo site, haverá uma página no Facebook com as fotos e informações dos jogos. Os professores também receberão avisos através de aplicativo no celular.

A cerimônia de abertura do Jeca será às 19h30 do dia 3 de novembro, no Ginásio de Esportes Padre José Pagnacco, com desfile das delegações, hinos, entrada do fogo simbólico, acendimento da pira e juramento do atleta. Na ocasião, haverá dança dos alunos da Diretoria de Cultura e apresentação dos atletas do Caramuru Falcão – Basquete sobre Rodas. Além disso, Castro mais uma vez receberá o grupo Sou Arte - que em 2014 já esteve presente na cerimônia de abertura dos Jogos. A entrada no evento será gratuita.

Colaboração Assessoria de Imprensa.