23°
Máx
12°
Min

Confira vencedores da etapa regional dos Jogos Abertos do Paraná em Paraíso do Norte

Confira vencedores da etapa regional dos Jogos Abertos do Paraná

A fase regional dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs), em Paraíso do Norte, terminou no domingo (26) com as últimas partidas de basquetebol e futebol masculino, futsal, handebol e voleibol feminino e masculino. A movimentação foi intensa em quatro praças esportivas, no ginásio de esportes Sebastião Martins de Oliveira, Colégio Estadual Jota Nelson Favaro, Escola Vicentina, além do estádio Tobias Cunha e Souza. O município de Paranavaí participou de cinco decisões e venceu três. Já Maringá, que esteve em três finais, obteve o título em uma.

O futebol de campo teve goleada na disputa do terceiro lugar, no Estádio Tobias Cunha e Souza, entre Astorga e Mirador. Depois de um primeiro tempo avassalador, quando fez 5 a 0, Astorga seguiu motivado na etapa complementar e ganhou a partida por 8 a 0. A grande final colocou frente à frente Maringá e Paranavaí. Na rivalidade regional, o time de Paranavaí foi o vencedor. Na primeira etapa, os paranaivenses abriram 2 a 0 no placar e fecharam em 3 a 1, faturando a medalha de ouro.

Futsal

O futsal registrou 22 gols em quatro jogos na rodada final, nas decisões de terceiros e primeiros lugares nos dois naipes. No geral, foram 83 gols em 12 jogos na segunda etapa dos JAPs. O palco foi o ginásio de esportes Sebastião Martins de Oliveira, que recebeu bom público. Maringá, no feminino, e Paranavaí, no masculino, levantaram o caneco.

A primeira partida da rodada valeu o terceiro lugar no feminino e a vitória ficou com o time de Terra Rica, que goleou Sarandi por 7 a 0. Depois, valendo a melhor posição no campeonato, Maringá e Paranavaí realizam jogo de ótima qualidade técnica e muito equilibrado. Na etapa inicial, a equipe paranaivense conseguiu 2 a 0 no placar, mas o Maringá não desanimou e foi buscar o resultado na etapa final. O jogo ficou em 2 a 2 e Maringá assegurou o terceiro gol quase no fim da partida, com Clívia, que avançou pelo lado direito e bateu forte, sem chances para a goleira adversária.

A terceira partida ocorreu no masculino, valendo a medalha de bronze. Paraíso do Norte foi bem superior à equipe de São Jorge do Ivaí, principalmente na etapa complementar, e o resultado ficou em 6 a 0 para Paraíso do Norte. Na decisão do ouro, mais um encontro entre Maringá e Paranavaí.

No primeiro tempo, houve empate em um gol. Na etapa complementar, Paranavaí anotou 2 a 1, em lance que acabou paralisando a partida para a recuperação do goleiro Lucas, do Maringá, que, em jogada dividida, bateu a cabeça na quadra.

Atendido rapidamente pelo Sistema de Saúde do município, foi encaminhado para o hospital municipal e recebeu oito pontos na cabeça, mas retornou ao ginásio e acompanhou os instantes finais da partida. Ele foi substituído por Guilherme, que também praticou boas defesas, mas não impediu o terceiro do Paranavaí, campeão.

Handebol

O handebol, como sempre, teve jogos de bom nível técnico na quadra do Colégio Jota Nelson Favaro. A rodada começou com o duelo pelo bronze feminino. Jogo entre Paranavaí e Floraí. No primeiro tempo, equilíbrio em quadra, mas Floraí com dois gols de vantagem,10 a 8. Resultado importante, já que o time de Floraí segurou a diferença e venceu o confronto por 18 a 16. Na disputa do ouro, entre Astorga e Mandaguaçu, a primeira venceu por 22 a 15.

O confronto masculino valendo a medalha de bronze mais uma vez contou com equipe de Floraí em quadra, contra São Carlos do Ivaí. No primeiro tempo, a vantagem foi de quatro gols, 13 a 9, para Floraí, que ampliou no segundo tempo e encerrou com vitória de 26 a 20. O título foi decidido entre Marialva e Colorado. Mais um jogão do handebol, o penúltimo da rodada, e que apresentou vitória de Colorado por 40 a 32.

Vôlei

No voleibol, o título ficou com Sarandi e Paranavaí, no feminino e masculino respectivamente. Os últimos jogos ocorreram na quadra da Escola Vicentina. O primeiro duelo, na disputa do bronze feminino, teve a vitória de Marialva sobre Lobato, por dois sets a zero, com parciais de 25 a 16 e 27 a 25. A decisão feminina, em três sets, apresentou superioridade de Sarandi, que ganhou do Paranavaí por três sets a zero, com parciais de 25 a 18, 25 a 19 e 25 a 19.

No masculino, Astorga garantiu a medalha de bronze ao vencer por dois sets a zero a equipe de Mandaguari, com parciais de 25 a 21 e 25 a 15. Na decisão, o confronto novamente foi entre Paranavaí e Sarandi, mas desta vez a equipe paranaivense se deu melhor, e faturou a partida por três sets a zero, com parciais de 25 a 22, 25 a 21 e 25 a 16.

Basquete

O último jogo do campeonato em Paraíso do Norte teve em quadra Terra Rica e Marialva na disputa do terceiro lugar no basquetebol masculino. É que Sarandi já havia conquistado, de maneira antecipada, o título. Mas na partida realizada no ginásio de esportes Sebastião Martins Oliveira, Terra Rica venceu por 66 a 41, preenchendo o pódio. Os quartos apresentaram os seguintes resultados: 19 a 18, 13 a 10, 21 a 13 e 13 a 10.

Os Jogos Abertos do Paraná são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e do Turismo em parceria com os municípios.

Colaboração Assessoria de Imprensa