24°
Máx
17°
Min

Etapa do Circuito Paranaense de Orientação reúne 240 competidores

Etapa do Circuito Paranaense de Orientação reúne 240 competidores

O domingo (5), começou cedo para 240 atletas de todo o Paraná, que se reuniram na Igreja Afonso Camargo, no Parque do Jordão, para realizar a 3ª Etapa do Circuito Paranaense de Orientação (Cipo). O evento organizado pelo Clube de Orientação Lobo Bravo (Colb), recebeu o apoio da Prefeitura de Guarapuava por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. “Nossa cidade vem sendo privilegiada por sediar grandes competições esportivas. Nos últimos fins de semana sediamos etapas, campeonatos, entre outros eventos como a etapa de orientação, que destacam nossa cidade como um excelente polo esportivo. Temos orgulho de trabalhar para receber tão bem todas as competições, incentivando não só atletas, mas toda a população a praticar esporte com qualidade”, destacou o secretário de Esportes e Recreação, Celso Góes.

O vice-presidente da Colb, Fabio Alexander Hartmann acompanhou as provas e explicou um pouco sobre a modalidade esportiva, que vem ganhando cada vez mais espaço no país. “A orientação é um esporte que tem como objetivo, fazer com que os competidores percorram determinadas distâncias em terrenos desconhecidos, com pontos determinados de passagem. Além de exercitar o físico de cada atleta, a orientação proporciona lazer, aventura e contato direto com a natureza. A etapa guarapuavana foi bem aceita pelos competidores que percorreram cerca de uma hora e quinze minutos em mata fechada dentro do parque”, explicou o vice-presidente, lembrando que os trechos do percurso dependem em cada campeonato e são estabelecidos por categorias dos atletas (geralmente conforme idade), e que o tempo gastos durante o trajeto determinam os vencedores.

No sábado (4), também organizado pelo Colb, aconteceu a 2ª Etapa do OriSprint, uma modalidade que consiste em percurso urbano e que em Guarapuava foi realizado no Campus Cedeteg, da Unicentro. Quem esteve presente nos dois dias de competição, foi o atleta Valdir Tasca, nome conhecido no cenário nacional pelas competições de orientação no Brasil e em outros países. “Há 20 anos está modalidade esportiva vem fazendo parte do meu dia a dia. Em 2013, fui integrante da delegação brasileira de orientação que disputou o Campeonato Mundial na Itália. Neste fim de semana vim acompanhar a etapa de Guarapuava, que chama a atenção pela excelente vegetação nativa, que enriquece ainda mais a competição. Os resultados obtidos na etapa foram satisfatórios”, opinou Valdir.

A 3ª Etapa do Circuito Paranaense de Orientação somou pontos para as demais etapas do circuito. Houve premiação de medalha para os três primeiros lugares de cada categoria sendo: Iniciante; Difícil; Muito Difícil e Elite. Quem tiver interesse em ser orientista poderá entrar em contato pelo e-mail: colbguarapuava@hotmail.com

Colaboração Assessoria de Imprensa.