28°
Máx
17°
Min

Jogos da Primavera da UEPG começam nesta sexta-feira

Abertura ocorre às 19h, no Ginásio de Esportes do Campus Uvaranas da UEPG (Foto: Divulgação) - Jogos da Primavera da UEPG começam nesta sexta-feira
Abertura ocorre às 19h, no Ginásio de Esportes do Campus Uvaranas da UEPG (Foto: Divulgação)

Atletas de 80 estabelecimentos de ensino e cursos universitários iniciam nesta sexta-feira (23) as disputas da 61ª edição dos Jogos Estudantis da Primavera (JEP), promovidos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Simultaneamente, será disputada a primeira edição dos Jogos dos Estudantes das Universidades Públicas do Paraná, com a participação de cinco instituições. A solenidade de abertura, com desfile das delegações e cerimonial olímpico, ocorre às 19h, no Ginásio de Esportes do Campus Uvaranas. As disputas seguem até a próxima sexta-feira (30).

Segundo o coordenador geral dos JEP, professor Carlos Alberto de Oliveira, a edição 2016 da competição traz novidades. “Não teremos mais a participação dos alunos do ensino fundamental”, eliminando assim um dos grupamentos da disputa. Agora, o grupo 1 terá os atletas nascidos em 1999 e anos posteriores, faixa etária do ensino médio; e o grupo 2, abrigará os alunos dos cursos de graduação, instituições de ensino superior, pós-médio, profissionalizantes, sequencial, supletivos e educação de jovens e adultos. “A ideia é fazer uma competição mais enxuta e de nível técnico qualificado”.

Outra inovação diz respeito à criação dos Jogos dos Estudantes das Universidades Públicas do Paraná, que terá disputas entre seleções de basquete, futsal, handebol e voleibol da UEPG, UTFPR, UFPR, Unioeste e Unicentro. Carlos Alberto de Oliveira comenta que a proposta surgiu durante os Jogos Universitários do Paraná (JUPs), disputados na UEPG, em julho deste ano. “A competição visa o fortalecimento do esporte universitário no estado, permitindo que atletas formados e revelados na educação básica deem sequência a suas atividades esportivas no ensino superior”.

A 61ª edição dos JEP inova também na solenidade de abertura que, pela primeira vez, será realizada no Ginásio de Esportes do Campus Universitário de Uvaranas. O coordenador da competição observa que o ginásio reúne condições plenas de abrigar um evento desse porte, lembrando que esse mesmo local recebeu a abertura dos JUPs, em julho. “Sabemos que existem um complicador que é a distância, mas ao mesmo tempo queremos proporcionar uma integração maior da comunidade estudantil com a universidade”, diz, comentando que boa parte das modalidades é disputada nas dependências do Campus Uvaranas.

O coordenador dos jogos anuncia ainda uma atração para atletas e comunidade em geral. Neste final de semana, será instalada uma praça de alimentação em frente ao Ginásio de Esportes do Campus Uvaranas, com ‘food trucks’ de diversos gêneros. Nesta sexta-feira, a praça de alimentação estará aberta a partir das 17 horas. No sábado e domingo, funcionará o dia todo. Carlos Alberto de Oliveira lembra que no local não será permitida a venda de bebidas alcoólicas. “O álcool não combina com a atividade física e é terminantemente proibido nas dependências da UEPG”, reforça.

Os atletas vão disputar medalhas e troféus nas modalidades de atletismo, basquetebol, futebol, futebol society, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Das modalidades coletivas, o futebol é disputado apeno no grupo 1 masculino; e o futebol society, apenas no grupo 2, masculino. As competições das modalidades coletivas se iniciam no sábado (24). O atletismo terá rodadas nos dias 27, 28 e 29; judô e natação, no dia 25; tênis de mesa, dias 27, 28 e 29; vôlei de praia, de 24 a 27; e xadrez, nos dias 24, 25 e 26.

Destacada como a mais antiga competição poliesportiva do estado, os JEP integram o calendário oficial de eventos esportivos da Secretaria de Estado do Esporte e Turismo. Na sua realização, por meio da Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR) e do curso de Educação Física (Dedufis), a UEPG conta com o apoio da Fundação Municipal de Esportes (Fundesp) e Fundação de Apoio à UEPG (FAUEPG).

Colaboração Assessoria de Imprensa.