28°
Máx
17°
Min

Jogos Recreativos das APAEs acontecem nesta quinta-feira em Irati

Em 2015, Jogos Recreativos das APAES foram realizados no ginásio Albino Janoski (Albinão), em Rio Azul (Foto: Divulgação / SEED) - Jogos Recreativos das APAEs acontecem nesta quinta-feira
Em 2015, Jogos Recreativos das APAES foram realizados no ginásio Albino Janoski (Albinão), em Rio Azul (Foto: Divulgação / SEED)

Os Jogos Recreativos das APAEs, que ocorrem na próxima quinta (25), no Ginásio Agostinho Zarpellon Júnior (Batatão), em Irati, devem reunir cerca de 400 pessoas, entre alunos e funcionários das escolas de educação especial dos municípios de Irati, Rio Azul, Mallet, Teixeira Soares, Prudentópolis, Rebouças, Inácio Martins, Fernandes Pinheiro e Guamiranga. A atividade faz parte da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que neste ano tem como tema ‘O futuro se faz com a conscientização das diferenças’.

De acordo com a diretora da APAE de Irati, Nadicler dos Santos de Souza, essa semana de atividades diversificadas é realizada anualmente e, para os alunos, entre as atividades mais esperadas estão, justamente, os Jogos Recreativos, que chegam à sua 25ª edição.  A cada ano, uma APAE diferente sedia os jogos.

Irati volta a sediar os Jogos Recreativos depois de oito anos. A última vez foi em 2008, segundo a professora Thaís de Fátima Lechiw, vice-coordenadora de Educação Física da região. “O diferencial é que, apesar de envolver muitos alunos, priorizamos a socialização e a recreação. Não tem cunho competitivo. Todos os alunos recebem uma premiação no final pela participação. O objetivo é a socialização entre os atletas e a comunidade em geral”, destaca Thaís.

Às 9h, as APAES dos outros municípios da região serão recepcionados e percorrerão as principais ruas de Irati em carreata até o Ginásio Batatão. Os Jogos Recreativos, propriamente ditos, começam às 9h30, com uma pausa para almoço, e encerra no final da tarde, com a premiação dos alunos.

Colaboração Rádio Najuá.