27°
Máx
13°
Min

Lideranças se reúnem para debater incentivo ao paradesporto em Maringá e região

Professor Décio Calegari será o palestrante (Foto: Divulgação) - Lideranças se reúnem para debater incentivo ao paradesporto em Maringá
Professor Décio Calegari será o palestrante (Foto: Divulgação)

Um encontro vai reunir dirigentes esportivos e autoridades de Maringá e região para debater o incentivo ao esporte para pessoas com deficiência. O evento será às 15h desta quinta-feira (4), no auditório Ângela Plana da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim).

O professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Décio Roberto Calegari, que tem larga experiência com paradesporto, será o palestrante. “A ideia é mostrar como o paradesporto pode estabelecer essas interfaces de comunicação e execução prática de projetos, tornando os municípios mais visíveis e trazendo para a população conceitos como inclusão, valorização social, responsabilidade social. Dando a gestão pública um caráter mais humano e integrador dentro dessa realidade da pessoa com deficiência”, defendeu.

Segundo o professor, a ideia é reunir liderança de Maringá e região para tentar encontrar estratégias e aumentar o paradeporto, inclusive com o envio de atletas ao Parajaps – Jogos Abertos do Paraná voltados a paratletas. Calegari destaca que políticas públicas trazem benefícios não apenas a quem pratica esporte, mas aos próprios municípios.

“Um fato importante para se entender hoje é que a deficiência não é uma situação restrita ao esporte ou à saúde, porque cada real investido hoje no paradesporto, ele acaba repercutindo na saúde, na educação e na segurança pública. E você acaba fazendo com que essas pessoas tenham mais dignidade, condição de adquirir mais autonomia e independência, e até serem inseridas no mercado de trabalho, diminuindo o peso desta situação que elas se encontram sobre o sistema público de saúde”.

As inscrições para o encontro são gratuitas e podem ser feitas no local do evento.

Colaboração Assessoria de Imprensa