22°
Máx
17°
Min

Maringaenses vão ao Rio de Janeiro para disputar Meia Maratona

Dezenas de corredores de Maringá foram ao Rio de Janeiro para 20ª edição da Meia Maratona, uma das provas mais tradicionais do circuito de rua no país. São mais de 13 mil corredores que farão os 21 quilômetros em um charmoso trajeto, que começa na Barra da Tijuca, passa pelas praias de Copacabana, Ipanema e termina no Flamengo.

Um dos moradores de Maringá que está no Rio de Janeiro para a prova é o editor da Rede Massa TV/Tibagi Octávio Rossi. Desde 2008, ele pratica corrida de rua e começou por influência da namorada, hoje esposa.

É a primeira vez que Rossi participa da Meia Maratona do Rio e espera concluir o percurso em pouco menos de 2h. Acostumado a correr provas de dez quilômetros, o jornalista teve uma preparação diferenciada para aguentar a maior distância.

(Foto: Divulgação)(Foto: Divulgação) 

“Faz um ano e dois meses que estou me preparando. Primeiro comecei com fortalecimento muscular, depois os treinos de corrida com um técnico. Em média, corro 30 a 40 quilômetros por semana. Também fiz avaliação com uma nutricionista”, contou.

Octávio Rossi é integrante de um grupo de corredores de Maringá e destaca que o companheirismo vai ajudar na hora da prova. “É legal que um incentiva o outro.”

Antes da corrida, o editor fez um reconhecimento do percurso. Ele explica que, no dia da prova, aquecimento e um alongamento bastante detalhado são fundamentais para o bom desempenho. O alongamento após a prova também é necessário para recuperação do corpo.

Além da ansiedade em correr os 21 quilômetros pela primeira vez, ele destaca a a alegria em passar por alguns dos cartões postais mais bonitos do país. “A gente costuma correr ouvindo música, mas vou correr sem fones para prestar mais atenção na paisagem.”

Gosto pelo esporte

Apaixonado por esportes, Octávio Rossi já treinou basquete, joga futebol periodicamente, mas a corrida de rua é seu esporte de prática permanente. Para sair do sedentarismo e ganhar qualidade de vida, o editor destaca que o esporte é fundamental em sua vida.