21°
Máx
17°
Min

ADERE e Itaipu lançam calendário de eventos esportivos para 2016

Foto: Assessoria de imprensa - ADERE e Itaipu lançam calendário de eventos esportivos para 2016
Foto: Assessoria de imprensa

A Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia (ADERE) em parceria com a Itaipu Binacional lançam, nesta segunda-feira (21), o calendário de eventos para 2016.

A apresentação do cronograma acontecerá as 17 horas, no Hotel Bella Itália, e toda a imprensa está convidada a participar.

Na ocasião, será apresentado um vídeo institucional sobre a ADERE, que há 16 anos trabalha na promoção e desenvolvimento dos esportes radicais no Paraná.

O presidente da associação, Raby Khalil, e o produtor executivo dos eventos, Marcelo Penayo estarão presentes para fazer a explanação do calendário.

Serão nove grandes eventos ao longo do ano em diferentes modalidades: Stand Up Paddle, Slackline, BMX e Wakeboard.

Todos serão gratuitos, abertos ao público e realizados em Foz do Iguaçu, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu, Londrina e Curitiba.

Itaipu River Games

O primeiro evento acontece já no próximo mês. O Festival Itaipu River Games será realizado entre os dias 16 e 17 de abril na Prainha de Santa Helena.

No local, uma grande estrutura será montada para receber a segunda etapa do Campeonato Paranaense de Slackline e as oficinas de Stand Up Padle (SUP).

O público também poderá acompanhar um show de manobras radicais com atletas do BMX Dirt Jump, a modalidade semelhante ao motocross, mas utilizando bicicletas adaptadas.

O Itaipu River Games volta a acontecer nos dias 16 e 17 de julho no município de Santa Terezinha de Itaipu.

A edição de inverno do evento contará com uma competição de BMX e a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Slackline.

A quarta e quinta etapas do Campeonato de Slackline estão previstas para os dias 3 e 4 de setembro em Londrina, e nos dias 5 e 6 de novembro em Curitiba, respectivamente. A primeira etapa aconteceu em fevereiro na cidade de Guaíra.

Itaipu River SUP

Nos dias 24 e 25 de setembro, Foz do Iguaçu será palco do Itaipu River SUP - etapa do Campeonato Brasileiro de SUP Race, uma das vertentes do Stand Up Paddle, onde o atleta precisa realizar o percurso em menor tempo.

Em 2013 Foz do Iguaçu recebeu o primeiro Campeonato Brasileiro de Stand Up Paddle em corredeiras, e desde então ficou reconhecida como a capital brasileira do River SUP.

Com o sucesso do evento, em 2015 a cidade voltou a sediar outro campeonato brasileiro, desta vez da modalidade Sprint Olímpico.

Estes eventos aconteceram no Canal de Itaipu, a primeira pista artificial de águas bravas da América do Sul.

A segunda é a pista do Rio de Janeiro, construída para as olimpíadas deste ano.

Itaipu Wake Pro

Entre os dias 21, 22 e 23 de outubro, Foz do Iguaçu receberá o Itaipu Wake Pro Sudamerica, o Campeonato Sul Americano e o Campeonato Brasileiro de Wakeboard 2016.

O esporte aquático é praticado sobre uma prancha em que a pessoa é rebocada por um barco, com o auxílio de um cabo e um manete.

Aproveitando as ondas deixadas pela lancha, o atleta executa manobras enquanto é puxado, saltando de um lado para o outro.

Embora seja praticado há mais de 15 anos em Foz do Iguaçu, esta será a primeira vez que a cidade sedia uma competição da modalidade.

O evento será chancelado pela Associação Brasileira de Wakeboard (ABW) e reunirá dezenas de atletas do Brasil e do exterior.

Slackline World Cup

Foz do Iguaçu volta a sediar, nos dias 25, 26 e 27 de novembro o Itaipu Slackline World Cup – o Campeonato Mundial de Slackline, no Gramadão da Vila A. Realizado em outubro do ano passado, a competição reuniu os melhores atletas do mundo na modalidade.

O atual campeão, Pedro Rafael Marques, o Pedrinho, voltará à cidade para defender o título.

Além dele, grandes nomes do esporte, como Diogo Fernandes, campeão Latinoamericano de 2014 e Carlos Neto, campeão mundial de 2014 também estarão presentes.

Colaboração: Assessoria de imprensa