22°
Máx
16°
Min

América-MG bate o Figueirense e vence a primeira no Brasileirão

O América-MG conseguiu a primeira vitória no Campeonato Brasileiro. Em partida neste domingo de manhã, no Independência, pela sexta rodada da competição, o time bateu o Figueirense por 1 a 0, deixou a lanterna da tabela e, ao menos momentaneamente, a zona de rebaixamento, indo a cinco pontos. A equipe de Santa Catarina permanece com seis.

O técnico português Sérgio Vieira, contratado pelo América-MG, não comandou o time, mas acompanhou o jogo no estádio. O auxiliar técnico Cláudio Prates foi o responsável pela equipe na partida. Ex-Ferroviária, Vieira será apresentado nesta segunda. O técnico anterior, Givanildo Oliveira, foi dispensado após a derrota para a Ponte Preta também no Independência, na rodada anterior.

O América-MG foi o primeiro a chegar neste domingo. Aos 10 minutos, Eduardo avançou até a entrada da área e deixou para Juninho, que chutou com perigo por cima do gol de Gatito Fernández. O time da casa mantinha a pressão sobretudo com cruzamentos na área e o Figueirense se fechou.

Aos 24 minutos, Helder mandou para a área. Borges errou a cabeçada. Em uma das poucas chances de gol do Figueirense no primeiro tempo, Dudu desarmou Helder e recuou para Ferrugem que chutou no canto direito de João Ricardo. O goleiro fez boa defesa. Mesmo com toda a pressão, e diante de um Figueirense acuado, os times foram para o vestiário com 0 a 0 no placar.

O América-MG continuou em cima dos catarinenses na etapa complementar. Aos 11 minutos, Ernandes chutou na trave esquerda de Gatito Fernándes. Aos 26, a recompensa de toda a atuação. Leandro Guerreira passou para Osman na esquerda. O jogador cortou para dentro e bateu na saída do goleiro catarinense. Já nos acréscimos, aos 46 minutos, Sávio chutou no canto esquerdo do goleiro catarinense, que evitou o segundo gol.

O América-MG volta a campo no sábado contra o Internacional no Beira-Rio, às 18h30, na estreia de Sérgio Vieira. "Essa contratação foi para mudar tudo no América, que agora passará a jogar pra frente", afirmou o presidente do clube, Alencar da Silveira Júnior. O Figueirense, que vinha de vitória contra o São Paulo por 1 a 0, recebe o Flamengo às 16h no domingo.

FICHA TÉCNICA:

AMÉRICA-MG 1 X 0 FIGUEIRENSE

AMÉRICA-MG - João Ricardo, Hélder (Roger), Artur, Adalberto e Danilo; Leandro Guerreiro (Claudinei), Juninho, Hernandes, Eduardo; Osman e Borges (Sávio). Técnico: Cláudio Prates (interino).

FIGUEIRENSE - Gatito Fernández; Ayrton, Marquinhos, Bruno Alves e Marquinhos Pedroso; Elicarlos, Ferrugem (Renato) e Bady (Ortega); Dudu, Gustavo Ermel (Carlos Alberto) e Rafael Moura. Técnico: Vinícius Eutrópio.

GOLS - Osman, aos 26 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Rafael Claus (SP/Fifa).

CARTÃO AMARELO - Bady, Ferrugem, Renato, Leandro Guerreira, Roger.

PÚBLICO E RENDA - Não disponíveis.

LOCAL - Arena Independência, em Belo Horizonte (MG).