28°
Máx
17°
Min

Castro sedia fase macrorregional do ‘Bom de Bola’

(Foto: Divulgação) - Castro sedia fase macrorregional do ‘Bom de Bola’
(Foto: Divulgação)

Entre sexta-feira (7) e domingo (9), o Estádio Lulo Nunes - o Caramuru - e o Campo de Pista de Atletismo, em Castro, serão novamente palco das disputas do Bom de Bola 2016, desta vez pela fase macrorregional. Realizado pelo governo do Estado através das secretarias da Educação e do Esporte e Turismo, o evento acontece em algumas cidades paranaenses, exclusivamente para a modalidade de futebol, valendo vaga na fase final, que será disputada em Apucarana.

De acordo com o calendário oficial, além de Castro, os jogos também acontecerão em Icaraíca, Antonina, Terra Roxa, Marialva, Lindianópolis e Santo Antônio da Platina durante este período. Já em Santa Izabel do Oeste será entre 21 e 23 de outubro. "Temos uma boa estrutura para receber atletas aqui em Castro e sempre recebemos elogios pelo trabalho realizado no município", explica o diretor da Secretaria Municipal de Esportes, Marcos Rocco. Em Castro, os atletas de outras cidades ficarão alojados nos colégios Maria Aparecida Nisgoski e Major Vespasiano Carneiro de Mello, que terá refeitório.

Os campeões e vices de cada macrorregional, no masculino e no feminino, se classificam para as finais A (15 a 17 anos) e B (12 a 14), que serão realizadas em Apucarana. Também se classificam automaticamente os campeões de 2015 e as equipes do município sede.

Para evitar conflito de datas com as provas do Enem, que acontecem no fim de semana de 5 e 6 de novembro, as finais que estavam marcadas para 1º a 6 de novembro foram adiantadas para 30 de outubro a 4 de novembro.

Regional

No início de setembro, Castro já havia sediado a fase regional do Bom de Bola. Na ocasião, houve premiação aos primeiros, segundos e terceiros colocados. Na categoria A (de 15 a 17 anos), a equipe feminina do Colégio Vespasiano Carneiro de Mello conquistou o ouro, Porto Amazonas - pelo Colégio Coronel Amazonas - ficou com a prata, e as atletas do Colégio Francisco Neves Filho, da cidade de São João do Triunfo com o bronze. Já no masculino, quem ficou no topo do pódio foram os pontagrossenses do Colégio Sant’Ana. O Colégio Arthur da Silva, vindo de Ivaí, classificou em segundo lugar, e os castrenses, pelo Colégio Vespasiano, em terceiro.

Pela categoria B (de 12 a 14 anos), no masculino, o Colégio Francisco Neves Filho, de São João do Triunfo ficou com o ouro. A Escola Gil Stein Ferreira, de Ivaí, ficou com a prata e o Colégio Marista Pio XII com o bronze. Pelo feminino, as atletas castrenses do Colégio Professora Fabiana Pimentel ficaram em primeiro lugar, e Vila Palmira, de São João do Triunfo, em segundo.

Competição

Realizado desde 1995, o Bom de Bola é o maior campeonato de futebol escolar do Brasil. O evento reúne anualmente mais de cem mil alunos de cinco mil escolas de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

A primeira edição no Paraná aconteceu em 1999 e desde então engloba jogadores em duas faixas etárias: de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. Além de revelar talentos, o projeto tem como missão promover o esporte, a cidadania e a cultura da paz.

Colaboração Assessoria de Imprensa.