22°
Máx
17°
Min

Cristiano Ronaldo, Griezmann e Bale são finalistas do prêmio de melhor da Europa

Foto: AFP - Cristiano Ronaldo, Griezmann e Bale são finalistas de prêmio na Europa
Foto: AFP

A Uefa anunciou nesta sexta-feira a relação de três finalistas do prêmio dado ao melhor jogador do futebol europeu sem a presença do argentino Lionel Messi. Assim, com a rara ausência do atacante argentino, a honraria ficara entre o português Cristiano Ronaldo, o francês Antoine Griezmann e o galês Gareth Bale.

Esses foram os três jogadores mais votados em eleição que contou com a participação de jornalistas dos países das 55 associações que compõem a Uefa. E eles deixaram Messi, que foi premiado em 2011 e 2015, apenas em quinto lugar, com 25 pontos, atrás até mesmo do uruguaio Luis Suárez, seu companheiro no Barcelona, que ficou na quarta posição, com 29. Assim o clube catalão também não terá nenhum finalista.

Os três concorrentes ao prêmio se destacaram na última edição da Eurocopa. Cristiano Ronaldo foi o grande destaque da seleção portuguesa, campeã do torneio continental. Griezmann foi o artilheiro do torneio continental, com seis gols marcados, conduzindo a França até a final. Já Bale liderou a seleção de País de Gales, principal surpresa do torneio ao avançar até as semifinais.

Cristiano Ronaldo, que foi eleito o melhor jogador do futebol europeu em 2014, é o grande favorito a conquistar a honraria. Mas, além de terem se destacado na Eurocopa, os finalistas do prêmio também disputaram na última temporada a decisão da Liga dos Campeões da Europa.

Na final, Cristiano Ronaldo e Bale se deram melhor e faturaram o título com a vitória sobre o Atlético de Madrid de Griezmann, em decisão definida na disputa de pênaltis.

Agora o vencedor do prêmio vai ser conhecido em votação no dia 25 de agosto, mesma data em que serão sorteados os grupos da próxima edição da Liga dos Campeões, em evento marcado para Mônaco.

Além de revelar os três finalistas, a Uefa também publicou a relação dos dez primeiros colocados. Suárez e Messi são seguidos por Gianluigi Buffon, goleiro da Juventus e da seleção italiana, Pepe, zagueiro do Real Madrid e de Portugal, Manuel Neuer, goleiro do Bayern de Munique e da Alemanha, Toni Kroos, meio-campista do Real Madrid e da Alemanha, e Thomas Müller, atacante do Bayern e da Alemanha. Neymar foi o único brasileiro entre os 30 melhores, em 19º lugar.