27°
Máx
13°
Min

Definidos os oito classificados para a segunda fase do Paranaense

- Definidos os oito classificados para a segunda fase do Paranaense

Após 11 rodadas, oito equipes se classificaram para a segunda fase do Campeonato Paranaense 2016. A última rodada do primeiro turno do Estadual foi realizada neste domingo (27) e decretou os classificados. São eles: Paraná Clube, J.Malucelli, Coritiba, Atlético-PR, Londrina, Toledo, PSTC e Foz do Iguaçu.

Conforme o regulamento do Campeonato Paranaense, a partir de agora são formados quatro grupos, com dois times em cada um deles. Eles jogam dentro de suas respectivas chaves, em partidas de ida e volta. Os mandos de campo nas segundas partidas serão dos clubes que obtiveram as melhores posições na primeira fase.

Os confrontos ficam desta seguinte maneira: Paraná x Foz; J.Malucelli x PSTC; Coritiba x Toledo; e Atlético-PR x Londrina.

Os confrontos ficam desta maneira pelo menos até o julgamento definitivo do caso envolvendo o Londrina. A situação será definida no dia 31 de março, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que vai analisar a punição ao Tubarão por ter escalado irregularmente o volante Germano, ainda na primeira rodada do Paranaense.

O resultado do julgamento pode mudar a classificação da primeira fase e, com isto, a ordem dos confrontos na próxima etapa do campeonato. A equipe perdeu seis pontos por conta deste caso. Se o STJD considerar que não houve problema na escalação do jogador, o Londrina recupera estes pontos e fica em primeiro lugar na classificação. Sem esta definição do STJD, a Federação Paranaense de Futebol não pode definir as datas dos jogos da segunda fase.

Rebaixamento

A última rodada do primeiro turno do Estadual também definiu os dois rebaixados na competição. Operário - mesmo vencendo hoje - e Maringá tiveram os piores desempenhos e disputam, em 2017, a 2ª divisão do Paranaense. O Operário foi campeão do Estadual em 2015.