27°
Máx
13°
Min

Fifa dá sinal verde para testar uso de vídeo em lances duvidosos

(Foto: Divulgação)  - Fifa dá sinal verde para testar uso de vídeo em lances duvidosos
(Foto: Divulgação)

A Fifa e a International Board (IFAB) aprovaram neste sábado o uso do vídeo em lances duvidosos no futebol, numa decisão histórica para o esporte. Falando após o encontro dos dirigentes responsáveis pelas regras do futebol em Cardiff, a IFAB indicou que os testes vão começar em diferentes ligas.

"Essa foi uma decisão histórica", indicou Jonathan Ford, um dos dirigentes na reunião. Segundo a IFAB, por dois anos os testes serão realizados e, em 2018, uma decisão final será tomada. "Existem várias ligas no mundo que querem testar e vamos concentrar esses exames na IFAB para ter um controle completo sobre o tema", indicou Ford.

Protocolos serão estabelecidos para padronizar os testes e a IFAB insiste que não bastará apenas colocar duas câmeras em campo. Com os protocolos, o órgão acredita que os testes possam começar em 2017. No total, 13 ligas pediram para fazer os testes, entre elas a CBF. O que não será testado é a proposta de que técnicos possam pedir um replay de uma jogada, por duas ocasiões.

"Hoje, tomamos uma decisão histórica", insistiu Gianni Infantino, o novo presidente da Fifa. "Estamos escutando os torcedores. Temos de ser cautelosos, mas vamos tomar passos adiante para que uma nova era comece", disse.