22°
Máx
14°
Min

Fred perde pênalti e Shakhtar é eliminado na Liga dos Campeões; Monaco avança

(Foto: Divulgação/Shaktar) - Fred perde pênalti e Shakhtar é eliminado na Liga dos Campeões
(Foto: Divulgação/Shaktar)

A Liga dos Campeões definiu nesta quarta-feira os últimos dez classificados para a fase de playoffs da competição. O Shakhtar Donetsk caiu nos pênaltis para o Young Boys, da Suíça, e sequer disputará a última fase preliminar do torneio europeu. Já o Monaco eliminou o Fenerbahçe e avançou.

Em Berna, o Shakhtar entrou em campo com total favoritismo para enfrentar o Young Boys, ainda mais depois de ter vencido na ida, na Ucrânia, por 2 a 0. Depois de um primeiro tempo sem grandes sustos, os visitantes foram surpreendidos na etapa final com dois gols nos primeiros 15 minutos, ambos de Kubo, que selaram o 2 a 0 e levaram a disputa para a prorrogação e, posteriormente, aos pênaltis.

Nas penalidades, o meia Fred, ex-Internacional, desperdiçou sua cobrança. Hadergjonaj, pelo Young Boys, e Rakitskiy, também erraram. Pelo lado ucraniano, Marlos converteu e jogou a responsabilidade para os suíços, mas aí Gajic marcou o gol que selou a classificação dos anfitriões.

Outro que caiu precocemente na terceira fase preliminar da Liga dos Campeões foi o Fenerbahçe. Nesta quarta-feira, a equipe turca caiu por 3 a 1 diante do Monaco, no principado, e acabou eliminada apesar da vitória na partida de ida, por 2 a 1.

Falcao García voltou a deixar sua marca para o time monegasco. Ele e Germain abriram a boa vantagem dos donos da casa no primeiro tempo. Emenike, na etapa final, marcou o gol que levaria a disputa para a prorrogação, mas aí Germain foi novamente às redes para classificar o Monaco.

Tetracampeão da competição, o Ajax também avançou aos playoffs nesta quarta. Depois de assustar seu torcedor e empatar por 1 a 1 com o PAOK, da Grécia, na ida em casa, os holandeses ignoraram a torcida grega na volta e triunfaram por 2 a 1, de virada, com gols de Klaasen.

Também por 2 a 1, o Celtic venceu em casa o Astana e avançou. Já o Olympiacos decepcionou sua fanática torcida e foi eliminado precocemente ao cair para o Hapoel Beer Sheva, em Israel, por 1 a 0 - a ida havia sido 0 a 0.

O Copenhague garantiu classificação nesta quarta ao fazer 3 a 0 no Astra Giurgiu, assim como o Steaua Bucareste, que fez 2 a 0 no Sparta Praga. Mesmo placar que garantiu a classificação do Red Bull Salzburg sobre o Partizani e do Rostov sobre o Anderlecht. Na Polônia, o Legia Varsóvia segurou o 0 a 0 com o Trencin e avançou.

Na última terça-feira, já haviam garantido vaga nos playoffs: Viktoria Plzen, APOEL Nicósia, Dínamo Zagreb, Ludogorets e Dundalk. Estas 15 equipes se juntarão a Manchester City, Borussia Mönchengladbach, Porto, Roma e Villarreal na briga pelas últimas dez vagas na fase de grupos da Liga dos Campeões.