23°
Máx
12°
Min

Grêmio empata com o Santa Cruz e desperdiça chance de assumir a liderança

Foto: goal.com - Grêmio empata com o Santa Cruz e desperdiça chance de assumir a ponta
Foto: goal.com

O Grêmio ficou no empate sem gols com o Santa Cruz nesta quinta-feira, em casa, e desperdiçou a oportunidade de assumir a liderança do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time tricolor foi a 32 pontos e permaneceu na quarta colocação, a um de distância do Santos, o primeiro colocado. A equipe pernambucana subiu uma colocação, mas continua na zona de rebaixamento, em 17º, com 18.

As equipes fizeram um jogo equilibrado. O Santa Cruz surpreendeu com uma postura ofensiva no início da partida e criou as principais chances de gol na etapa inicial. O Grêmio conseguiu impor o jogo no segundo tempo com a entrada de Guilherme no lugar de Pedro Rocha. No entanto, deixava os contra-ataques para o adversário. No final das contas, cada uma das equipes mandou uma bola na trave e a partida terminou sem ninguém balançar as redes.

O Grêmio agora terá uma folga no final de semana. O duelo contra o Botafogo, que seria no domingo, foi remarcado para o dia 4 de setembro. Isso porque o time carioca não pode mandar suas partidas no Rio durante os Jogos Olímpicos e solicitou à CBF alteração na data. A equipe tricolor só volta a campo dia 14, contra o Corinthians, às 11h, em Porto Alegre. O Santa Cruz recebe o São Paulo, domingo, às 16h15, no estádio Arruda, pela 19ª rodada do Brasileirão.

O JOGO - O Grêmio encontrou dificuldades com o Santa Cruz no primeiro tempo. O time gaúcho foi surpreendido com a postura ofensiva do adversário no início e precisou se segurar para não descer para o intervalo atrás no marcador.

Nos dez minutos iniciais, faltou pontaria aos visitantes em chutes de Tiago Costa e João Paulo por cima do gol. Pouco depois, o Grêmio conseguiu ter um pouco mais de domínio de bola, mas sem assustar o adversário. As únicas oportunidades criadas foram em chutes de longa distância de Pedro Rocha e Maicon. Um saiu para fora e o outro, fraco, no meio do gol. Tiago Cardoso agarrou com tranquilidade.

O Santa Cruz passou a explorar os contra-ataques. Primeiro, Grafite recebeu na direita, dividiu com o goleiro Marcelo Grohe e Maicon salvou na linha. Na sequência, Jadson recebeu de Léo Moura e bateu no canto para boa defesa de Grohe.

Preocupado em não desperdiçar pontos em casa, o técnico Roger Machado mexeu na equipe no intervalo. Tirou o atacante Pedro Rocha para a entrada de Guilherme. A substituição surtiu efeito e o time tricolor e quase abriu o placar aos 8 minutos. Miller Bolaños cobrou falta do lado esquerdo e mandou uma bomba no travessão. No rebote, Negueba cabeceou para fora.

O Grêmio mantinha a superioridade. Guilherme se apresentava mais para o jogo. Aos 20, ele fez boa jogada pela esquerda e cruzou na cabeça de Douglas. Tiago Cardoso espalmou para escanteio, mas o árbitro assinalou tiro de meta.

O técnico Milton Mendes notou que o Santa Cruz estava muito recuado e colocou o atacante Arthur na vaga do volante Jadson, que já tinha cartão amarelo. Os visitantes seguiram com a proposta de esperar o adversário no campo de defesa, mas passaram a assustar mais nos contra-ataques.

Primeiro, João Paulo bateu falta colocada e acertou o travessão de Grohe. Na sequência, Grafite parou nas mãos goleiro gremista em chute cruzado pela direita e outro pela esquerda. O relógio atrapalhava o Grêmio. Nas arquibancadas, os torcedores demonstravam impaciência e isso em campo refletia em nervosismo da equipe, que passou a errar passes de meio metro, sem conseguir alterar o placar.

FICHA TÉCNICA:

GRÊMIO 0 X 0 SANTA CRUZ

GRÊMIO - Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Pedro Geromel, Wallace Reis e Marcelo Oliveira; Jaílson, Maicon e Douglas (Lincoln); Pedro Rocha (Guilherme), Miller Bolaños e Negueba (Henrique Almeida). Técnico: Roger Machado.

SANTA CRUZ - Tiago Cardoso; Léo Moura, Neris, Danny Morais e Tiago Costa (Roberto); Derley, Jadson (Arthur), Danilo Pires e João Paulo; Keno e Grafite (Fernando Gabriel). Técnico: Milton Mendes.

CARTÕES AMARELOS - Danilo Pires, Jadson e Roberto (Santa Cruz); Geromel (Grêmio).

ÁRBITRO - Luiz Flávio de Oliveira (SP).

RENDA e PÚBLICO - Não disponíveis.

LOCAL - Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).