22°
Máx
16°
Min

Independiente del Valle bate Pumas nos pênaltis e pegará Boca nas semifinais

(Foto: Divulgação)  - Independiente del Valle bate Pumas nos pênaltis e pegará Boca nas semifinais
(Foto: Divulgação)

O pequeno Independiente del Valle é semifinalista da Libertadores. Nesta terça-feira, a equipe equatoriana foi ao México, venceu o Pumas nos pênaltis, após ser derrotado por 2 a 1 no tempo normal, e garantiu o direito de brigar por uma vaga na decisão do torneio. Seu adversário será o tradicional Boca Juniors.

O Independiente del Valle foi surpreendido com dois gols logo no início de jogo e ficou com um jogador a menos no começo da etapa final. Ainda assim, encontrou forças para buscar o gol de honra, que garantiria a disputa por pênaltis. Então, o destino foi cruel para o artilheiro Ismael Sosa, que havia marcado os dois gols do Pumas mas acabou perdendo sua cobrança.

O Pumas começou dono da posse de bola nesta terça, mas quase acabou surpreendido aos 12 minutos, quando Angulo aproveitou cruzamento da esquerda e desviou de cabeça para boa defesa de Palacios. Só que aos 15, o time da casa respondeu e abriu o placar. Sosa recebeu lançamento perfeito pela direita, nas costas do lateral. O atacante teve todo espaço para invadir a área e, mesmo com pouco ângulo, bater cruzado para vencer o goleiro.

Não deu nem tempo de respirar, porque somente dois minutos depois, o mesmo Sosa repetiu o feito em um lance praticamente igual. Novamente ele aproveitou o espaço dado por Ayala, mas desta vez nem precisou invadir a área. Disparou um belo chute cruzado, que passou mais uma vez por Azcona.

Com o resultado desfavorável, o Independiente finalmente passou a ficar com a posse, mas resumia suas ações a cruzamentos na área. Antes do fim do primeiro tempo, aos 44, o Pumas ainda chegou mais uma vez. Quiñonez aproveitou falha de Mina pela esquerda, passou como quis e rolou para trás para Sosa, que não conseguiu finalizar corretamente.

O time equatoriano até reagiu no início do segundo tempo e quase marcou aos nove minutos com Cabezas, que parou em Palacios, mas o que estava ruim ficou pior aos 10. Ayala acertou Sosa e foi expulso. Aos 16, Cabezas errou na saída de bola, fez falta em Sosa e também poderia receber o vermelho, mas levou só o amarelo.

Parecia que o confronto estava perdido. O Pumas se empolgou, foi para cima, mas deixou espaço para o contra-ataque. Em um deles, Fidel Martínez precisou fazer falta pela esquerda. Junior Somoza bateu direto, a bola passou por todo mundo e entrou entre as pernas de Palacios.

Na reta final, o Pumas foi para cima e seguiu dando espaço para os contra-ataques, mas o confronto acabou mesmo indo para os pênaltis. Os batedores foram convertendo suas cobranças até que o artilheiro Sosa fosse para a bola e parasse em Azcona. O Independiente del Valle seguiu competente nas batidas e garantiu a vaga.