28°
Máx
17°
Min

Julen Lopetegui é anunciado como novo técnico da seleção espanhola

O treinador será apresentado ainda nesta quinta como comandante do time (Foto: Divulgação) - Julen Lopetegui é anunciado como novo técnico da seleção espanhola
O treinador será apresentado ainda nesta quinta como comandante do time (Foto: Divulgação)

Julen Lopetegui foi anunciado oficialmente nesta quinta-feira como novo técnico da seleção da Espanha. Por meio de curta nota em seu site, a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) confirmou que o treinador será apresentado ainda nesta quinta como comandante do time nacional.

Ex-goleiro, o treinador que completará 50 anos de idade no próximo mês chega ao cargo para substituir Vicente del Bosque, que deixou o posto após a eliminação da seleção do país diante da Itália nas oitavas de final da última Eurocopa, na França.

Sem emprego desde janeiro, quando deixou o Porto, clube que havia assumido como técnico anteriormente em maio de 2014, Lopetegui terá a responsabilidade de recolocar a Espanha nos trilhos após o fim da passagem vitoriosa de Del Bosque.

Após conduzir o país ao inédito título mundial na Copa de 2010 e ao bicampeonato europeu em 2012, o treinador foi vice-campeão da Copa das Confederações de 2013 e depois caiu já na primeira fase do Mundial de 2014, no Brasil, antes de finalmente também dar adeus à Eurocopa de forma precoce.

Lopetegui assumirá a seleção principal da Espanha após comandar o time de base nacional do país das categorias sub-19, sub-20 e sub-21 entre 2010 e 2014. Antes disso, ele iniciou a sua carreira como técnico no Rayo Vallecano, em 2003, e também esteve à frente do Real Madrid B entre 2008 e 2009.

Formado como jogador pelo Real Madrid, Lopetegui teve curtíssima passagem pelo time profissional do clube, antes de defender Las Palmas, Logroñés e depois o Barcelona, pelo qual atuou em apenas cinco jogos. Em seguida, jogou por cinco anos pelo Rayo Vallecano até encerrar a sua carreira como atleta em 2002.