22°
Máx
14°
Min

Museu olímpico itinerante fica até terça em Londrina

Londrina recebe nesta segunda (20) e terça-feira (21) o Museu Itinerante Se Prepara Brasil — O Caminho do Esporte até o Rio de Janeiro. Um museu sobre rodas que está fazendo uma verdadeira volta olímpica pelo Brasil, levando o espírito olímpico às cinco regiões do país com o objetivo de preparar a população para o maior evento esportivo mundial. O museu ficará aberto à visitação gratuita, das 10h às 19h, no calçadão central de Londrina.

Na próxima semana, é a vez da tocha olímpica desembarcar na cidade.

A exposição apresenta mais de 100 peças do acervo do Comitê Olímpico Internacional (COI), do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê dos Jogos Rio 2016, além de coleções particulares.

Museu olímpico itinerante fica até terça em Londrina

Dividido em cinco seções — “História”, “Esportes”, “História Brasileira”, “Curiosidades” e “Rio 2016” — o Museu Itinerante Se Prepara Brasil apresenta peças que retratam todas as edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

Dentre os objetos, destacam-se as réplicas das medalhas de prata e bronze dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896, e da carta do Barão de Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, na qual, em 1913, aparece pela primeira vez a imagem dos aros olímpicos; Tochas Olímpicas, pictogramas e medalhas de diversas edições; além de imagens de atletas brasileiros e internacionais, entre elas a equipe de tiro do Brasil nos Jogos da Antuérpia, em 1920, primeira vez que o país disputou o evento esportivo. Há também vídeos temáticos e totens interativos.

A ação conta com duas carretas que juntas percorrerão cerca de 30 mil quilômetros em dois roteiros distintos. Elas partiram de Vitória (ES) e Goiânia (GO), em 30 de abril e passarão por 45 cidades de todo o país. Os veículos se encontrarão em agosto, no Rio de Janeiro, onde o Museu Itinerante Se Prepara Brasil ficará exposto durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos nos Bulevares Olímpicos Parque Madureira e Porto Maravilha.