20°
Máx
14°
Min

Quem vai carregar a tocha em Londrina? Conheça alguns perfis

(foto: Divulgação) - Quem vai carregar a tocha em Londrina? Conheça alguns perfis
(foto: Divulgação)

O fogo olímpico chega ao Paraná nesta terça-feira (28) e começa o percurso pelo estado em Londrina. Na véspera do evento, a lista oficial com o nome dos 65 condutores da tocha ainda não foi divulgada, mas o Massanews adianta alguns nomes e perfis dos escolhidos por patrocinadores, prefeitura e Comitê Olímpico Brasileiro.

Entre os atletas, a presença é certa do campeão olímpico e londrinense Giba, do vôlei, e do vice-campeão dos 4x100 metros Edson Luciano, de Bandeirantes. Pela prefeitura de Londrina, foram escolhidos o dentista Aldo Pedalino, a empresária Kimiko Yoshii, o escritor Domingos Pellegrini, a professora Wandrea Souza Gomes e o gari Edvino Correa.

A tocha olímpica chega na cidade por volta das 17h45 e será recepcionada pelo prefeito Alexandre Kireeff no Centro Cívico. Após um trajeto de cerca de 13 quilômetros, o fogo desembarca no aterro do Igapó por volta das 20h30, onde estão previstas apresentações culturais e eventos esportivos. Depois de 'dormir' em um hotel da cidade, a tocha segue para Arapongas na manhã de quarta-feira (29).

 ‘Coração em chamas’

Entre as histórias mais emocionantes está a de José Nilton Silva dos Santos, indicado pelo filho de mesmo nome em concurso feito por um dos patrocinadores. José Nilton teve problemas cardíacos e foi obrigado a depender de um marca passo há sete anos.

"Eu via os olhos de meu pai tristonhos por talvez não conseguir mais praticar seus esportes favoritos. Embora seu olhar de preocupação, também pude presenciar o quanto estava esperançoso e empenhado para que toda aquela situação se tornasse uma história de superação. Passados longos sete anos, hoje posso ver meu pai dando seus trotes leves, curtindo uma bike", contou o filho.

"Agradeço ao meu filho por me indicar pela  minha história no esporte. Graças a Deus e à Medicina superei e hoje voltei a praticar esportes. É um sonho que espero tornar-se realidade ter nas mãos a tocha olímpica. Para mim, será o maior troféu", disse o pai.

‘Felicidade em movimento’

Quem também terá a honra de conduzir o fogo olímpico é a estudante Julia Vilela, que participou de um concurso da escola promovido por um dos patrocinadores e fez um vídeo com o tema “Espalhar felicidade através do movimento”, sendo escolhida de uma equipe de 40 alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental.

‘Entrega’

Vinte e três empregados dos Correios foram escolhidos para conduzir a tocha no estado do Paraná. A atendente comercial da Agência de Correios Londrina Ana Paula Cardoso de Melo conduzirá a chama olímpica na cidade. Ela foi escolhida por ser destaque nacional da sua categoria na empresa. Ana Paula está orgulhosa de representar os empregados dos Correios no revezamento. “Será um evento único, uma experiência ímpar na vida de qualquer ser humano”.

‘Um só coração’

Lucas Muragushi, fundador do grupo Ishindaiko, hexacampeão brasileiro de Taiko, também foi selecionado por uma fabricante de automóveis patrocinadora dos Jogos Olímpicos para participar da cerimônia. “Ser indicado para conduzir a tocha olímpica é uma chance única na vida. É algo que eu quero aproveitar muito, motivo de orgulho para a vida inteira”.