23°
Máx
12°
Min

Santistas comparam Dorival Júnior a Guardiola antes de final

(Foto: Divulgação)  - Santistas comparam Dorival Júnior a Guardiola antes de final
(Foto: Divulgação)

O estágio de um mês que o técnico Dorival Júnior fez na Europa antes de assumir o Santos no ano passado fez com que os próprios jogadores fizessem comparações com Josep Guardiola, técnico do Bayern de Munique, nesta quarta-feira, às vésperas do segundo jogo da final do Paulistão, contra o Audax, no domingo.

"Dorival Júnior é o Pep Guardiola do Brasil. Ele se espelha muito no Bayern. Fez estágio, ficou um mês lá (na Alemanha) e trouxe isso (novidades). Tem paciência com os moleques. Espero que ele fique por muito tempo. Combina com o Santos", disse o volante Thiago Maia, em entrevista coletiva no CT Rei Pelé.

Dorival, acompanhado dos parceiros de profissão Vagner Mancini e Julio Sergio, visitaram clubes na Alemanha e na Itália, entre eles, Bayern de Munique, Roma e Lazio, no início do ano passado.

Uma das mudanças que Dorival implantou em sua nova passagem pelo Santos foi a valorização da posse de bola. Além disso, a comissão técnica faz treinos específicos para melhorar a eficiência na troca de passes. Os jogadores identificam também uma mudança na postura tática da equipe.

"Fazíamos o gol e queríamos fazer outro, mas acabávamos tomando. Ganhando de 3 a 0, 4 a 0, e com menos posse. A gente corria muito, agora corremos menos, dosamos, fazemos o adversário cansar. Isso mudou bastante", explicou o lateral Zeca.

Zeca e Thiago Maia se tornaram titulares após a chegada de Dorival Júnior. "O professor (Dorival) e o filho dele (Lucas Silvestre) foram estudar, aprender, foram humildes. Estudaram o futebol de lá. Trouxeram a filosofia e está dando muito certo no Santos. Não se falava muito de linhas, de sair, toque de bola", afirmou o lateral.