24°
Máx
17°
Min

STJD concede efeito suspensivo ao Tubarão; FPF deve aguardar decisão

(Foto: Londrina Esporte Clube/Divulgação) - STJD concede efeito suspensivo ao Tubarão; FPF deve aguardar decisão
(Foto: Londrina Esporte Clube/Divulgação)

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) concedeu efeito suspensivo parcial ao Londrina Esporte Clube no “Caso Germano”, que resultou na perda de seis pontos na tabela do Campeonato Paranaense por conta da escalação irregular do jogador na primeira rodada.

 Com isto, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) precisará aguardar a decisão do órgão para definir a classificação final da primeira fase, que termina no próximo dia 27. O Londrina é o quinto colocado com 11 pontos, mas caso recupere os pontos subiria para terceiro, com 17, o que influenciaria diretamente os confrontos das quartas-de-final.

Segundo o advogado do clube, Domingos Moro, a previsão é de que o julgamento no STJD seja realizado em 31 de março. "Como a segunda fase começa só no início de abril, não deve atrapalhar o andamento da competição. Dá tempo da Federação, com o resultado do recurso em mãos, organizar a tabela".

Moro se mostrou otimista em reverter a decisão do TJD do Paraná e retomar os seis pontos perdidos pelo Tubarão. "Não deixa de ser um favor positivo o STJD ter concedido o efeito suspensivo. Isto devolve ao Londrina uma certa motivação, uma expectativa diferente no final da primeira fase. Mas ainda não podemos dizer sobre o resultado final", ponderou o advogado, reforçando que os argumentos de defesa na instância superior serão os mesmos usados no tribunal em Curitiba. 

Relembre o caso

Germano foi denunciado por agredir o lateral Norberto, do Coritiba, na partida de ida das semifinais do Paranaense 2014. O árbitro não viu o lance, que também não foi relatado em súmula.

No entanto, a imagem da agressão chegou até o TJD, que decidiu pela suspensão do atleta por uma partida. Como a decisão foi proferida em 12 de maio, quando o campeonato já havia acabado, a suspensão valeria para a primeira partida do Estadual no ano seguinte.

 O Londrina alegou não ter sido avisado formalmente da punição por ter trocado o endereço de e-mail. Germano atuou os 90 minutos contra o Toledo, na vitória por 2 a 0.