22°
Máx
14°
Min

Toledo disputa Paranaense Cadete Sub16 de Handebol e sedia Zonal Brasileiro de Handebol esta semana

Foto: Divulgação - Toledo disputa Paranaense Cadete Sub16 de Handebol
Foto: Divulgação

Esta semana vai ser de muitas atividades ligadas ao handebol em Toledo. O município vai disputar em casa o Campeonato Paranaense de Handebol Feminino e Masculino Cadete Sub16 – Etapa Única, sediar o Campeonato Zonal Brasileiro, além receber o Curso Nacional de Arbitragem da modalidade.

O Paranaense Cadete Sub16 é promovido pela Liga de Handebol do Paraná (LHPR) em parceria com o município de Toledo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL). Serão 30 equipes disputando o campeonato. Os jogos serão realizados nos Ginásios de Esportes Alcides Pan, Aldanir Ângelo Rossoni (antigo CCR), Lauri José Simon e do Yara Country Clube.

“Nossas equipes estão bem preparadas e esperamos ficar entre os quatro primeiros colocados. Mas o mais importante é que estamos fazendo um grande evento”, disse o técnico do handebol da SMEL, Mauro Ansolin (Pato).

Programação dos Jogos de Toledo

Quinta-feira (28/07) – Ginásio de Esportes Alcides Pan

  • 15h30 – Toledo x Marilena (Feminino)
  • 18h30 – Toledo x Saudade do Iguaçu (Masculino)
  • 19h30 – Toledo – Floraí (Feminino)

Na sexta-feira e no sábado (29 e 30), com jogos a partir das 13h30, as disputas acontecem em cruzamentos, nos Ginásios Aldanir Rossoni (CCR), Alcides Pan e no Centro Esportivo Lauri José Simon. No domingo (31), seguem as disputas em cruzamentos a partir das 9h, nos Ginásios Aldanir Rossoni (CCR), Alcides Pan e Ginásio do Yara Clube.

Campeonato Zonal Brasileiro

Toledo não disputa esta competição, apenas sedia. Os jogos irão ocorrer entre a equipe Fecam/AHANDECAM/Integrado Campo Mourão e Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais na sexta-feira (29), às 20h; e entre Fecam/AHANDECAM/Integrado Campo Mourão e Prefeitura Municipal de Maringá/Unimed/Unifamma, no sábado (30), às 18h. Ambos os jogos serão no Ginásio de Esportes Alcides Pan, na categoria masculina.

De acordo com Pato, Toledo é referência em sediar eventos, principalmente de handebol. “Temos quatro quadras oficiais para a modalidade. Nosso município é o primeiro da lista de sedes de competições oficiais da Liga. Isso é devido ao fato de cumprirmos com todos os fatores do caderno de encargo. A Liga fica tranquila quando vem para cá, pois sabe que temos uma boa estrutura”, afirmou.

Curso Nacional de Arbitragem

Paralelo às competições acontece o Curso Nacional de Arbitragem. Serão 26 árbitros de todo o Brasil participando do curso pela manhã, na Universidade Paranaense (UNIPAR), e à tarde praticando a teoria nas quadras em que acontecem os jogos.

A ação é fundamental para o handebol brasileiro, pois os técnicos que passarem no curso terão licença para apitar nos campeonatos nacionais. “Para nós é uma ação de grande relevância, pois Toledo será divulgada em todo o território nacional”, comentou o técnico de handebol da SMEL, Mauro Ansolin (Pato).

Pato ainda agradeceu aos servidores municipais da SMEL pelo apoio na organização dos eventos, aos acadêmicos do curso de Fisioterapia da Unipar presentes nas praças de jogos e as direções das escolas e ao Toledo Futebol Clube por cederem alojamento para as equipes.

Colaboração: Assessoria de imprensa