23°
Máx
12°
Min

Lutador de MMA recebe homenagem na Câmara de Londrina

(foto: Devanir Parra/CML) - Lutador de MMA recebe homenagem na Câmara de Londrina
(foto: Devanir Parra/CML)

Nos muitos países em que lutou, o atleta de Artes Marciais Mistas (MMA) Orestes Betran da Silva, o “Furacão”, sempre fez questão de divulgar o nome da cidade e de exibir a camisa do Londrina Esporte Clube (LEC) nos momentos que antecedem a entrada no octógono. Uma forma de agradecimento pelas oportunidades que a cidade lhe ofereceu. Na próxima quarta-feira (1º) será a vez do lutador ser homenageado oficialmente em cerimônia marcada para as 20 horas, na sala das sessões da Câmara de Vereadores. Furacão vai receber o Diploma de Reconhecimento Público, proposto pelo requerimento nº 1/2016, de autoria do vereador Gustavo Richa (PSDB) e assinado pela maioria dos parlamentares. A sessão solene contará com transmissão online por meio do site da Câmara.

O esporte entrou por acaso na vida de Betran, mudando suas perspectivas de futuro. Aos 14 anos, ele mudou-se com a mãe e os dois irmãos para Londrina, depois que a família perdeu tudo em um incêndio, em Cascavel, no Oeste do Paraná. Diante das dificuldades ele começou a trabalhar em uma academia, onde interessou-se pelo box. Em pouco tempo vieram as competições e o interesse por outras modalidades, como Kickboxing, Muay Thai e MMA. “O esporte mudou minha vida. Realizei quase todos os meus sonhos como atleta”, conta Furacão, que hoje é sócio de uma academia de artes marciais e já lutou em diversos países.

Segundo o atleta, sua primeira luta internacional foi em 2009, na Argentina. Lá recebeu proposta para treinar e competir no Canadá, onde morou por quatro anos. Ao voltar, iniciou uma sequência de viagens internacionais. A última delas foi na Finlândia, para onde retorna no mês de setembro. Entre os principais títulos estão o de Vice-campeão Sul-americano de Kickboxing; Campeão Paranaense de Boxe; Bicampeão Xtreme Vale Tudo; Campeão Explotion Argentina; Campeão MFC Canadá e Bicampeão Londrina Fight.

Furacão não esconde que passou por momentos difíceis, mas que sempre recebeu muito apoio da família e de alguns amigos, que nunca deixaram de acreditar no seu potencial. “Me sinto realizado e muito feliz com este Diploma de Reconhecimento Público. Não imaginava, foi uma surpresa.”

O vereador Gustavo Richa afirma que a dedicação de Orestes Betran ao esporte o faz merecedor da homenagem. “Acompanho seu trabalho há muito tempo, e sei da importância deste reconhecimento para sua carreira”, diz o parlamentar.

(com assessoria de imprensa da CML)