26°
Máx
19°
Min

Em novo traçado após morte de piloto, Márquez crava pole da MotoGP em Barcelona

Ainda de luto pela morte do piloto Luis Salom na Moto2 na última sexta-feira, os pilotos da MotoGP foram à pista neste sábado para a disputa do treino classificatório para a etapa da Catalunha. O espanhol Marc Márquez ficou com a pole e largará na frente na corrida deste domingo, no Circuito de Barcelona.

Não foi só no clima que a morte de Salom interferiu neste sábado. Além do luto e da preocupação dos pilotos, a organização da prova também decidiu alterar o traçado utilizado normalmente pelas motos no circuito local, optando pela configuração normalmente adotada pela Fórmula 1, um pouco mais lenta.

O traçado e os ajustes realizados pela Honda em sua moto pareceram auxiliar Márquez, que não tomou conhecimento dos concorrentes neste sábado e liderou o treino com ampla vantagem. Ele anotou o tempo de 1min43s589, quase meio segundo à frente do vice-líder da atividade, seu compatriota Jorge Lorenzo, que fez 1min44s056.

A Espanha, aliás, dominou as primeiras colocações do treino, porque a terceira e a quarta também ficaram com pilotos do país. Dani Pedrosa veio logo atrás de Jorge Lorenzo, com o tempo de 1min44s307, seguido de Hector Barbera, que fez 1min44s322.

Somente então, apareceu o italiano Valentino Rossi, multicampeão da categoria com a marca de 1min44s324. Outro espanhol, Maverick Viñales, fechará a segunda fila depois de fazer 1min44s329.

A organização da MotoGP deve homenagear Luis Salom antes da prova deste domingo, marcada para as 9 horas (de Brasília). O espanhol não resistiu aos graves ferimentos que sofreu no acidente ocorrido durante os treinos livres. Imagens mostram a moto dele passando reto na curva, até atingir a barreira de proteção, quando faltavam 25 minutos para o fim da sessão.

Vice-líder do Mundial, Marc Márquez tem 105 pontos, contra 115 de Jorge Lorenzo, que lidera. A terceira colocação é de Valentino Rossi, com 78, seguido de Dani Pedrosa, que tem 66.