26°
Máx
19°
Min

Alemanha goleia Portugal e se garante na semifinal do futebol masculino

(Foto: Rio 2016) - Alemanha goleia Portugal e se garante na semifinal do futebol
(Foto: Rio 2016)


A seleção da Alemanha goleou Portugal por 4 a 0 e é a primeira seleção classificada para as semifinais do torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos. O time alemão, comandado por Horst Hrubesch, dominou amplamente o jogo no Mané Garrincha na tarde deste sábado e poderia ter vencido por um placar maior. Com jogadas coletivas, mostrou que é forte candidata ao ouro no Rio-2016.

Os alemães vão jogar a semifinal contra o vencedor de Nigéria e Dinamarca, que se enfrentam às 16 horas deste sábado, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

O time alemão disputou o jogo contra Portugal embalado pela vitória de 10 a 0 contra Fiji no último jogo da fase de grupos, na última quarta-feira, no Mineirão, mesmo palco onde venceu o Brasil na Copa do Mundo de 2014 por 7 a 1.

A Alemanha abriu o placar aos 45 minutos do primeiro tempo, depois de cinco finalizações certas contra apenas uma de Portugal. O atacante Julian Brandt fez um bonito passe para Serge Gnabry, que, cara a cara com o goleiro português Bruno Varela, bateu cruzado, rasteiro, no canto esquerdo do gol.

Aos 11 minutos do segundo tempo, após cobrança de escanteio, o zagueiro Matthias Giner subiu mais que todo mundo e ampliou, de cabeça. O terceiro foi marcado aos 29 minutos do segundo tempo, depois que Sven Bender desarmou no meio do campo e tocou para o capitão Maixmilian Meyer, que serviu o centroavante Davie Selk. Livre de marcação, ele bateou na saída de Bruno Varela para o fundo do gol.

Portugal fez as três substituições, mas não conseguiu construir boas jogadas de ataque, embora contasse com o apoio da maior parte do público no Mané Garrincha. Depois dos três gols dos alemães, porém, uma parte da torcida já começou a gritar "olé" a cada toque de bola deles. Ao fim da partida, os jogadores foram aplaudidos pela torcida.

O time português teve a chance de diminuir com Mané, aos 40 do segundo tempo, que fez um belo drible, mas a bola parou no goleiro Timo Horn. No minuto seguinte, Philip Max tabelou com Julian Brandt, que finalizou de pé esquerdo, no ângulo, para fechar a goleada.

Na despedida de Brasília como subsede da Olimpíada, o público da partida entre Portugal e Alemanha foi o maior, com exceção das partidas em que a seleção brasileira jogou. Dos 70 mil ingressos colocados à venda, 66 mil foram vendidos. No jogo de sexta, em que a seleção da Suécia venceu o time dos EUA, pelo torneio feminino, apenas 20 mil pagantes ocuparam as arquibancadas.

O público maior gerou mais confusão e reclamações de problemas já enfrentados nos jogos do Brasil, como a venda de assentos que não existem. Houve filas para a entrada no estádio, cujos portões foram abertos duas horas antes do jogo. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, somente 40 minutos depois da partida, a situação foi normalizada.