22°
Máx
17°
Min

Algoz de Mayra em Londres, norte-americana leva bi olímpico no judô e se aposenta

(Foto: Divulgação)  - Norte-americana leva bi olímpico no judô e se aposenta
(Foto: Divulgação)

Principal rival da brasileira Mayra Aguiar no judô, a norte-americana Kayla Harrison conquistou nesta quinta-feira o bicampeonato olímpico na categoria até 78kg. Na final, ela superou a francesa Andrey Tcheumeo, que havia derrotado a brasileira nas semifinais.

A norte-americana tomou conta da luta na decisão e superou a adversária com um ippon. Em Londres-2012, ela havia eliminado Mayra e se tornou a primeira atleta do judô a conquistar uma medalha de ouro para os Estados Unidos. Nos Jogos do Rio, Mayra caiu na semifinal e não teve a oportunidade de enfrentar sua algoz - depois garantiu o bronze ao derrotar a cubana Yalennis Castillo.

Logo após a conquista, a norte-americana anunciou sua aposentadoria. "Estou feliz, estou aposentada. Bicampeã olímpica. É isso. Acho que não importa o que aconteça, meu legado no judô está completo, estou feliz com minha carreira, é hora de continuar buscando meu legado fora do tatame e mudar o mundo", afirmou.

Kayla é cotada para lutar MMA, mas ela deixou no ar o que pode acontecer daqui para frente. No judô, ela se despede sem enfrentar a brasileira na decisão, mas com um histórico superior. Foram nove vitórias contra sete de Mayra. A outra medalha de bronze na categoria ficou com a eslovena Anamari Velensek, que derrotou a alemã Luise Malzahn com um ippon.

MASCULINO - No masculino, na categoria até 100kg, a medalha de ouro ficou com o checo Lukas Krpalek. Na decisão, ele derrotou Elmar Gasimov, do Azerbaijão, por ippon. Um dos bronzes foi para o francês Cyrille Maret, que derrotou o alemão Karl-Richard Frey e o outro foi para o japonês Ryunosuke Haga, que bateu o ucraniano Artem Bloshenko. Ambos venceram por ippon.