28°
Máx
17°
Min

Ane Marcelle cai nas oitavas, mas faz história no tiro com arco

Foto: Saulo Cruz/Exemplus/COB - Ane Marcelle cai nas oitavas, mas faz história no tiro com arco
Foto: Saulo Cruz/Exemplus/COB

Ane Marcelle dos Santos foi eliminada nas oitavas de final da prova individual feminina do tiro com arco na manhã desta quinta-feira no Sambódromo. A brasileira perdeu para a inglesa Naomi Folkard por 6 a 2 (27/25, 27/27, 25/25 e 25/20). Mesmo com a derrota, a colocação entre as 16 melhores arqueiras do mundo foi o melhor resultado já conquistado pelo País na história da modalidade.

"Apesar da derrota, estou muito orgulhosa. Eu havia definido uma meta, de chegar nas oitavas de final, e consegui atingi-lo. Eu fiz história no tiro com arco", disse a arqueira. "Foi uma surpresa porque o nível olímpico é muito alto. Nossa ideia inicial era passar apenas um combate", acrescentou a atleta de 22 anos.

Embora tenha feito uma partida equilibrada contra a rival - empatou dois dos quatro sets, o que lhe rendeu dois pontos -, Ane Marcelle se disse prejudicada pelo vento. No momento de um de seus tiros, uma rajada de vento provocou uma instabilidade e ela tirou nota três. "Foi uma infelicidade. Aconteceu exatamente no momento em que ela já estava atirando", comentou o técnico Evandro Azevedo.

Com a eliminação de Ane Marcelle, o Brasil encerrou sua participação no tiro com arco nos Jogos do Rio. Marcus Vinicius d' Almeida, uma das grandes esperanças de medalha, foi derrotado na primeira fase eliminatória. Por equipes, o Brasil também caiu na fase inicial de mata-mata nas disputas feminina e masculina.