26°
Máx
19°
Min

Após empate, casaque garante o ouro no levantamento de peso por ser mais leve

(Foto: Divulgação/Olimpíadas) - Casaque garante o ouro no levantamento de peso por ser mais leve
(Foto: Divulgação/Olimpíadas)

O Casaquistão, que perdeu cinco ouros olímpicos por doping nas Olimpíadas de Pequim-2008 e em Londres-2012 subiu nesta quarta-feira no degrau mais alto do pódio dos Jogos do Rio. Nijat Rahimov garantiu o ouro na categoria até 77kg ao levantar 379kg, com 165kg no arranco e recorde mundial no arremesso: 214kg. Ele desbancou o último campeão olímpico, o chinês Lyu Xiaojun, que também levantou 379kg, mas ficou com a prata por pesar 64 gramas a mais do que o outro atleta. O chinês ao menos ficou com o recorde mundial no arranco com 177kg. No arremesso, ele conseguiu a marca de 202kg.

O pódio foi completado pelo egípcio Mohamed Mahmoud, que levantou 361kg no total, com 165kg no arranco e 196kg no arremesso. Rahimov bateu o recorde mundial do arremesso, com 214 kg (a marca anterior era de 210kg). Levantou 165 kg no arranque. Rahimov voltou a competir no ano passado após cumprir uma suspensão de dois anos por doping. Na época, ele defendia o Azerbaijão.

Já o armênio Andranik Karapetyan sofreu uma fratura no braço esquerdo quando tentou levantar 195kg na segunda tentativa da prova de arremesso. O atleta precisou ser retirado de imediato da disputa e foi levado com urgência a um hospital próximo ao Riocentro. A imagem causou aflição às pessoas que assistiam à competição no momento.

No momento do acidente, o armênio estava na briga pela liderança da prova contra o chinês Lyu Xiajun. A lesão de Karapetyan não foi a primeira na Olimpíada do Rio. Antes, o ginasta francês Samir Ait Said, de 26 anos, fraturou a perna esquerda na aterrissagem da prova classificatória de salto sobre o cavalo no primeiro dia de competições da ginástica artística.

FEMININO - A chinesa Yanmei Xiang ficou com a medalha de ouro na categoria até 69kg ao levantar 261kg (116kg no arranco e 145 no arremesso), seguida por Zhazira Zhapparkull, do Casaquistão, com 259kg (115kg e 144kg). O bronze ficou com a egípcia Sara Ahmed, com 255kg (112kg e 143kg).