23°
Máx
12°
Min

Bruno Fratus e Ítalo Manzine avançam às semifinais dos 50m livre no Rio

(Foto: Alexandre Bittencourt / COB) - Bruno Fratus e Ítalo Manzine avançam às semifinais dos 50m livre
(Foto: Alexandre Bittencourt / COB)

Os brasileiros Bruno Fratus e Ítalo Manzine fizeram o dever de casa neste início de tarde de quinta-feira e passaram às semifinais dos 50m livre na Olimpíada do Rio. Ambos disputaram a 11.ª e última bateria das eliminatórias, chegaram quase juntos e passaram à próxima fase sem maiores sustos.

O objetivo era nadar abaixo dos 22 segundos, e ambos conseguiram alcançá-lo. Fratus foi o terceiro colocado da bateria, mas o décimo entre as 11, com o tempo de 21s93. Apenas três centésimos à frente de Ítalo, que marcou 21s96 e foi o 13.º no geral, quarto na bateria.

Se os dois avançaram às semifinais, a esperança maior de medalha reside em Bruno Fratus. O nadador vem de bons resultados nos 50m livre neste ciclo olímpico, como a medalha de ouro no Pan-Pacífico de 2014, em Gold Coast, na Austrália, e talvez seja ao lado de Thiago Pereira a principal aposta da natação brasileira nesta Olimpíada.

Sabedor da possibilidade de classificação, Fratus fez o suficiente para avançar nesta quinta e, depois de largar mal, segurou o ritmo um pouco no fim. Vale lembrar que o tempo obtido na bateria está longe de ser o melhor da carreira do nadador, que já fez os 50 metros em 21s37.

Esta marca de Fratus, aliás, seria mais do que suficiente para colocá-lo na liderança desta primeira eliminatória, que teve o ucraniano Andrii Govorov na ponta com 21s49, recorde de seu país. Os norte-americanos Nathan Adrian e Anthony Ervin passaram em segundo e terceiro, respectivamente. Atual campeão olímpico da prova, o francês Florent Manaudou passou na quarta posição, com 21s72.