22°
Máx
14°
Min

Calderano elimina 15º do mundo e vai às oitavas no tênis de mesa

(Foto: Divulgação/Brasil2016) - Calderano elimina 15º do mundo e vai às oitavas no tênis de mesa
(Foto: Divulgação/Brasil2016)

Com uma grande vitória, o brasileiro Hugo Calderano garantiu sua vaga nas oitavas de final do tênis de mesa, neste domingo, na Olimpíada do Rio de Janeiro. Principal nome do tênis de mesa brasileiro, Calderano eliminou Tang Peng, de Hong Kong, atual número 15 do mundo, por 4 sets a 2, com parciais de 08/11, 14/12, 11/07, 04/11, 12/10 e 11/07, em 40 minutos, no Pavilhão 3 do Riocentro.

Com o resultado, Calderano já igualou a melhor campanha de um brasileiro em uma Olimpíada. Ele alcançou Hugo Hoyama, que também foi às oitavas de final, Atlanta-1996. Se avançar às quartas, o mesa-tenista de apenas 20 anos se tornará o melhor brasileiro da modalidade em Jogos Olímpicos.

Para tanto, terá que desbancar o japonês Jun Mizutani, atual número seis do mundo. Será o maior desafio do brasileiro, 54ª colocação no ranking mundial, na competição até agora. Este confronto está marcado para esta segunda-feira, às 17 horas.

No caminho do 6º do ranking, Calderano teve um forte teste neste domingo. Ele e Tang Peng fizeram um duelo muito equilibrado, no qual o rival de Hong Kong saiu na frente, ao vencer o set inicial. O brasileiro reagiu rapidamente e buscou a virada no placar, ao levar a melhor no segundo e terceiro sets.

O adversário voltou a ser melhor no quarto, mas na quinta e na sexta parciais Calderano começou atrás, porém mostrou forte poder de reação para crescer nos pontos e desbancar o favorito. Foi a segunda vitória do brasileiro no dia. Mais cedo, ele bateu o sueco Par Gerell por 4 a 1, com parciais de 13/11, 11/9, 11/7, 9/11 e 13/11,

Calderano é o único brasileiro vivo na disputa masculina nos Jogos do Rio. No último sábado, Gustavo Tsuboi perdeu logo no seu jogo de estreia para o congolês Jianan Wang por 4 games a 0. Além disso, Lin Gui e Caroline Kumahara já estão fora da disputa feminina. Ainda haverá disputa por equipes tanto no masculino quanto no feminino.